O POVO+ estreia canal de "web stories", nova ferramenta jornalística

Nos web stories, leitores poderão encontrar conteúdo de entretenimento, como filmes, séries de TV e música, além de personagens locais e internacionais com histórias surpreendentes, fatos históricos marcantes, tendências e dicas de áreas diversas

22:51 | Fev. 11, 2021

Por: Mateus Brisa
Captura de tela de um web story já publicado no serviço de multistreaming do O POVO Mais (foto: O POVO Mais)

Uma nova forma de produzir jornalismo chega nesta quinta-feira, 11, ao O POVO Mais, serviço de multistreaming do Grupo de Comunicação O POVO. Os “web stories”, inspirados pelo serviço semelhante presente nas redes sociais, incluem reportagens curtas encorpadas por recursos visuais e textuais que agilizam e envolvem o acompanhamento das narrativas. Disponível inicialmente no site do O POVO Mais, o recurso chegará em breve no aplicativo (disponível para Android e iOS).

LEIA MAIS
» O POVO CBN premia vencedores de concurso de radiojornalismo; 1° lugar recebe notebook
» O POVO é História: Há 35 anos

Segundo Regina Ribeiro, editora do O POVO Mais, os web stories (encurtados como WS) são a “melhor combinação de texto e imagem para contar uma pequena história”. As narrativas jornalísticas serão construídas tendo como base o modelo interativo de sucessão de telas, com imagem e texto se retroalimentando.

Regina analisa que a novidade reflete a tendência do jornalismo em se alinhar aos recursos tecnológicos: “Cada vez mais o jornalismo se apropria de suportes capazes de dialogar com os novos leitores. Tanto os nativos digitais que têm essas ferramentas como algo já inerente à sua forma de aprender e se divertir, quanto os novos leitores que estão descobrindo o potencial das diversas mídias”.

Nos web stories, leitores poderão encontrar conteúdo de entretenimento, como filmes, séries de TV, música, etc. Personagens locais e internacionais com histórias surpreendentes, fatos históricos marcantes, tendências e dicas de áreas diversas também serão fonte de material para os WS. Tal dinamismo já pode ser percebido nas seis primeiras históricas publicadas, listadas abaixo:

  • BBB21: polêmica ou Crime?
  • 5 dicas para começar um podcast
  • Os ídolos + influentes do K-Pop
  • Fusca, o setentão pop
  • Animais: sujeitos de direito
  • O milionário mundo do e-sports


Por fim, a editora do O POVO Mais acredita que os WS são resultados das modificações que o jornalismo protagoniza em termos de linguagem. “Os web stories são uma ferramenta que permite uma narrativa visual que mantém o essencial do jornalismo que é o compromisso com a informação correta, com texto bem apurado e bom de ler”, finaliza.