Praia de Iracema registra aglomeração neste sábado, 9

O POVO esteve no Espigão da João Cordeiro e observou desrespeito ao uso de máscaras e locais com aglomeração, neste sábado, 9. Praia está imprópria para banho

A Praia de Iracema, também conhecida como Praia dos Crush, registrou aglomerações na tarde deste sábado, 9. Por volta das 16 horas, O POVO esteve no Espigão da rua João Cordeiro e pôde observar o movimento no trecho que se estende até a construção do Acquario Ceará. As pessoas no local, em sua maioria adolescentes e jovens adultos, não respeitavam o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento recomendado de 1,5 metro a 2 metros. Medidas são essenciais para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

No próprio Espigão da rua João Cordeiro, os frequentadores não utilizavam máscaras. Na praia, havia encontros com pequenos grupos aglomerados e diversas pessoas praticando futevôlei. O POVO avistou policiamento e agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) no lugar. Entretanto, não observou abordagens às pessoas que circulavam no local desrespeitando os protocolos sanitários.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Clique na imagem para abrir a galeria

Onde O POVO esteve, apesar de boa aparência da água do mar, o trecho está impróprio para banho. As informações são do boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na última sexta-feira, 8. Outros locais da região do Litoral Central fortalezense estão impróprios:

- Posto 12 (entre a Praia dos Botes e o Farol I)
- Posto 13 (entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes I)
- Posto 14 (entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros I)
- Posto 15 (entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió I)
- Posto 16 (entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema)
- Posto 21 (entre o INACE - Ind. Naval do Ceará - até o Aquário)

Neste sábado, 9, também foi registrado movimentação intensa na Praia do Futuro, mesmo com trecho igualmente impróprio para banho. Conforme a Semace, os pontos próprios se manifestam em maior quantidade no trecho Leste, que varia da praia da Sabiaguaba até o Farol. Os trechos Centro e Oeste, com maior quantidade de pontos impróprios, apresentam três pontos próprios cada.

Dentre os fatores que podem influenciar na qualidade das águas estão ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

Histórico de aglomerações

Outras aglomerações já foram registradas na Praia de Iracema, mesmo o isolamento social em vigor devido à pandemia da Covid-19. No último domingo de 2020, um patrulhamento da Polícia Militar dispersou dezenas de pessoas que se reuniam ao redor da estátua de Iracema, um dos cartões-postais da Capital. PMs atiraram para o alto com o intuito de dispersar a multidão. Na ocasião, moradores gravaram vídeos. Veja:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praia de iarcema aglomeração durante pandemia praia de fortaleza espigão da joão cordeiro praia dos crush

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar