Mesmo com trecho impróprio para banho, Praia do Futuro tem movimento intenso neste sábado, 9

O POVO esteve no local na tarde deste sábado, 9, e observou desrespeito ao uso de máscaras e ao distanciamento mínimo entre as pessoas. Água do mar estava marrom

A Praia do Futuro, no Litoral Leste de Fortaleza, registrou intensa movimentação neste sábado, 9, mesmo com trecho do mar impróprio para banho. O POVO esteve entre as barracas CrocoBeach e Santa Praia, por volta das 14h50min, e observou desrespeito ao uso obrigatório de máscaras e ao distanciamento mínimo entre as pessoas, tanto nos estabelecimentos quanto na areia.

No cenário, ambulantes e trabalhadores do local eram maioria cumprindo os protocolos estabelecidos para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. Não havia policiamento ou agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Clique na imagem para abrir a galeria

O movimento, no entanto, é menor que o registrado no primeiro fim de semana de 2021, quando havia fila de espera para entrar na barraca CrocoBeach

Neste trecho em que o O POVO esteve, a água do mar estava visivelmente marrom. De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na última sexta-feira, 8, o local - entre os Postos dos Bombeiros 02 e 03 - está impróprio para banho.

Praia do Futuro, na região entre as barracas Crocobeach e Santa Praia, às 14h50min deste sábado, 9 de janeiro de 2021
Praia do Futuro, na região entre as barracas Crocobeach e Santa Praia, às 14h50min deste sábado, 9 de janeiro de 2021 (Foto: Thaís Mesquita)

A Semace recomenda evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Também não é recomendável consumir frutos do mar desta região. Outros dois locais do Litoral Leste fortalezense estão impróprios:

- Posto 7 (entre os Postos dos Bombeiros 01 e 02)
- Posto 9 (entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 01)

Conforme a Semace, os pontos próprios se manifestam em maior quantidade no trecho Leste, que varia da praia da Sabiaguaba até o farol. Os trechos Centro e Oeste apresentam três pontos próprios cada. Centro e Oeste também mostram maior quantidade de pontos impróprios, com destaque para o posto 16 da Semace, entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema, posto 20, entre proximidades da popularmente conhecida como Praia dos Crushes, e a praia da Barra do Ceará, localizada no posto 31.

Dentre os fatores que podem influenciar na qualidade das águas estão ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo. 

Com informações da repórter Catalina Leite

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praia do futuro fortaleza praia de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar