Cadela que fugiu após se assustar com fogos é resgatada pela PM em Fortaleza

Duda, a cadelinha da raça dálmata, estava desaparecida há dois dias. Ela fugiu no bairro Passaré, em Fortaleza

09:35 | Dez. 29, 2020

Por: Angélica Feitosa
A cadela Duda foi resgatada pela Polícia Militar após dois dias desaparecida de casa. Foto: Polícia Militar (foto: Foto: Polícia Militar do Ceará)

Uma cadela da raça dálmata, que estava desaparecida há dois dias, foi resgatada por agentes da Polícia Militar nessa segunda-feira, 28, após ter fugido da residência, no bairro Passaré, em Fortaleza. O motivo da fuga, segundo a PM, foi porque a cachorra se espantou com fogos de artifício soltados durante a noite de Natal. Ela foi localizada no bairro Barroso por agentes do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Segundo a PM, a família procurou ajuda dos profissionais após dois dias de desaparecimento do animal. Em posse das informações, os policiais militares localizaram a cachorrinha na avenida Juscelino Kubistcheck, no Barroso.

LEIA MAIS| Cachorro de rua adotado por PMs faz estágio no CPCães para atuar no policiamento em Fortaleza

Para o presidente do Conselho Regional Medicina Veterinária, Daniel Viana, nesse período de festividades, os animais ficam mais incomodados e podem desenvolver comportamentos de medo ou fuga.  “A audição canina é muito mais aguçada que a nossa. Um cão pode ouvir o mesmo som que nós humanos, porém mais alto, e a uma distância quatro vezes maior. Dessa forma, os animais se tornam muito mais sensíveis e precisam de atenção redobrada em períodos festivos”, avisa.

O veterinário também ressalta a importância de preparar o ambiente para possíveis eventualidades com fogos de artifício. “É importante deixar o animal em um local calmo com um bom isolamento acústico e acompanhado. Essa é a maneira mais fácil de lidar com a situação. Além disso, nenhuma medicação como calmante deve ser dado sem prescrição de um médico veterinário, pois pode ocorrer complicações graves”, frisa ele.