Operação identifica mais de 100 idosos vítimas de violência no Ceará
Investigação do Ministério da Justiça começou em outubro deste ano e acontece em todos os estados do país
12:56 | Dez. 04, 2020
A Polícia Civil do Estado do Ceará participa, nesta sexta-feira, 4, da A Operação Vetus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que combate crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal. No Ceará, a Polícia Civil participa da ação que investiga denúncias de pessoas envolvidas com maus-tratos contra idosos. Foram 1.063 diligências, 222 denúncias apuradas e 105 idosos vítimas de violência desde o dia 1º de outubro, quando Operação teve início. Duas pessoas acusadas de agressão foram presas.
No Ceará, a ação é coordenada pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e executada pela Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD). Buscas são realizadas por todo o dia de hoje por equipes de policiais civis.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a operação integrada começou no dia 1º de outubro, quando é lembrado o Dia Internacional do Idoso. A pasta informou que a ação foi planejada devido o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia. As denúncias feitas pelo Disque 100 em todo o País começaram a aumentar em abril deste ano.
"Desde o início da Operação Vetus, a PCCE realizou mais de 1.063 diligências onde foram apuradas 222 denúncias, que culminaram com a instauração de 63 inquéritos policiais, com atendimento de mais de 105 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de dois agressores", diz a Polícia Civil em nota.
Ainda foram instaurados dois termos circunstanciados de ocorrência e cumprida uma medida protetiva.
Parcial nacional
Foram apuradas 10.702 denúncias em todo o País. O número de visitas/diligências chega a 12.745 e foram atendidas 11.658 vítimas. Esse trabalho resultou na instauração de 3.085 Inquéritos Policiais e de 2.344 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
"Além disso, 765 medidas protetivas foram cumpridas e 447 pessoas foram presas. Participaram da operação cerca de 6003 policiais", diz a SSPDS. "A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181".
A expectativa é que mais informações da operação sejam divulgadas nesta tarde, principalmente com foco no Estado.