Novo anexo do Frotinha da Parangaba deve aumentar em 40% o número de cirurgias

Além da ampliação do número de salas de cirurgia, também foi ampliado a quantidade de leitos

13:56 | Nov. 11, 2020

Por: Júlia Duarte
Novo anexo do Frotinha da Parangaba é inaugurado (foto: Bárbara Moira/O Povo)

No Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira, o Frotinha da Parangaba, o número de cirurgias deve aumentar em 40%. Isso porque, com a inauguração de seu anexo, a unidade ganha um novo centro cirúrgico. Agora, o hospital conta com quatro salas de cirurgia. O equipamento foi entregue nesta quarta-feira, 11, como parte do projeto de reestruturação da rede hospitalar municipal com reforma, ampliação e construção de novas unidades.

Estiveram na entrega do equipamento o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o governador Camilo Santana (PT), a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, e o coordenador de Redes Pré-Hospitalar e Hospitalar da SMS, Romel Araújo. Segundo a Prefeitura, foram gastos, aproximadamente, R$ 5 milhões nas obras que contemplam uma área de cerca 4.918 m². Além da ampliação do número de salas de cirurgia, também foi ampliado o quantitativo de leitos de recuperação pós-anestésica, saindo de três para oito leitos; sala de observação, de 25 para 31 leitos; Unidade de Tratamento de Urgência (UTU), de dois para três leitos e sala de reanimação de um para dois leitos. Também foram entregues 18 novos leitos de internação, que se somam aos 62 existentes.

LEIA MAIS | Com novo centro cirúrgico, Frotinha do Antônio Bezerra aumentará procedimentos em 40%

+ Novas instalações do IJF 2 são inauguradas por Camilo Santana e Roberto Cláudio

O Frotinha da Parangaba é uma unidade de média complexidade, atendendo traumas cirúrgicos e casos de cirurgia geral como faturas expostas e inflamações, a exemplo de apendicite. Mensalmente são realizados cerca de 4 mil atendimentos de urgência e emergência em clínica médica, cirúrgica e traumatológica, além de uma média de 370 cirurgias. Entre os serviços ofertados estão exames laboratoriais, gráficos e por imagem, totalizando uma média de 11,5 mil procedimentos.

A secretária da pasta municipal de saúde (SMS), Joana Maciel, ressalta que a entrega deve ampliar a rede de traumatologia do Município, que inclui o Instituto José Frota (IJF) e os Frotinhas."Nós atendemos não só pacientes de Fortaleza e da Região Metropolitana, mas de outras cidades do interior do Estado", apontou ela sobre o perfil dos atendimentos. Nessa linha de cuidados da saúde, do trauma, o Fortinha do Antônio Bezerra já foi entregue e o da Messejana está em obras, como expõe o coordenador de Redes Pré-Hospitalar e Hospitalar da SMS, Romel Araújo. 

 

 

"Diferente dos outros que tivemos que interditar para reforma, esse aqui não. Esse prédio foi feito ao lado e agora estamos entregando uma nova emergência. Novos blocos cirúrgicos e uma nova estrutura dos setores da emergência", explica. O coordenador aponta também que a nova estruturação do local deve agilizar o tratamento mais crítico pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou outros transportes. A construção do ambiente foi feito para justamente acomodar esse tipo de paciente nas salas de reanimação e de estabilização, passando, então, para os leitos de observação.

O Frotinha de Parangaba foi construído em 1977 e foi a primeira unidade descentralizada do Instituto Doutor José Frota (IJF). Desde então, o equipamento não havia passado por nenhuma obra de requalificação. Segundo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a obra é um parceira municipal e estadual para atuar em duas frentes ampliação e qualificação. "Ampliar atendimento cirúrgico de emergência e de internação clinica e, por outro lado, qualificar o atendimento [...] na integração das ações para a gente não duplicar e sim otimizar a atenção", disse na inauguração na manhã desta quarta-feira.

Com informações da repórter Marcela Tosi