Matrículas antecipadas da Educação Inclusiva em Fortaleza vão até 13 de novembro

O objetivo da matrícula antecipada para a Educação Inclusiva é identificar as necessidades educacionais específicas dos alunos, mapear as escolas e assegurar a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica, explica Secretaria Municipal de Educação (SME)

12:56 | Nov. 10, 2020

Por: Redação O POVO
Escola Escola Municipal Godofredo de Castro, no Mucuripe. (foto: DivulgaçãoSME)

As matrículas antecipadas de estudantes novatos da Educação Inclusiva em Fortaleza acontecem até dia 13 no novembro, alerta Prefeitura. Podem se matricular pessoas com deficiências, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades ou superdotação. As matrículas ocorrem em todas as unidades municipais da Capital, das 8h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Não é necessário que pais e responsáveis façam agendamento para realizar a matrícula, segundo Iracema Frota, gerente da Célula de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação (SME). O que ela pede é que as medidas sanitárias sejam respeitadas, como uso de máscara e distanciamento.

Atenção para documentação necessária:

Os responsáveis devem comparecer à unidade educacional mais próxima, portando a seguinte documentação:

Certidão de nascimento;
Foto 3x4;
Número de Identidade Social (NIS) do responsável e da criança (caso possua);
Comprovante de endereço com CEP;
Cartão de vacinação da criança;
RG e CPF do responsável;
Laudo médico ou relatório pedagógico do aluno.
A ausência do laudo ou relatório não inviabiliza a matrícula, podendo o documento ser apresentado posteriormente e feito por uma unidade educacional que possua Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Vale ressaltar que, neste período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as unidades de ensino adotarão todas as medidas de segurança sanitária durante o processo de matrícula, como distanciamento, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos.

Ainda conforme Iracema, o objetivo da matrícula antecipada para a Educação Inclusiva é identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. "Mesmo com o período de matrículas antecipadas, os alunos podem ser matriculados na rede municipal em qualquer período do ano. Logo logo a gente divulga o calendário das matrículas gerais", explica a gerente.

As próximas etapas da matrícula de alunos que pretendem ingressar na Rede Municipal em 2021 devem ser divulgadas em breve no endereço: http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/.

Iracema Frota ainda ressalta que todas as unidades da SME estão preparadas para receber estudantes com necessidades educacionais específicas e que o movimento de antecipar as matrículas para esse público acontece todo ano. "Todas as unidades atendem à perspectiva de inclusão nas turmas regulares, mas temos também polos de educação especializada para um acompanhamento maior, que é feito no contraturno", acrescenta a gerente.

Educação Inclusiva

 

Conforme SME, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza oferece aos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação o pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. "A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva. Atualmente, Fortaleza conta com 8.564 estudantes com deficiência matriculados", conta secretaria.

Fortaleza é destaque em inclusão, sendo a maior rede do Norte e Nordeste em Educação Inclusiva e a terceira maior rede do País, conforme o Censo Escolar 2019 - aponta pasta. A Rede Municipal registrou aumento no número de matrículas da modalidade, com acréscimo de 22,5% nas matrículas de 2019, o que representa um aumento de 1.646 vagas disponibilizadas à população.

Serviço

 

O quê: Matrícula antecipada da Educação Inclusiva
Data: até 13 de novembro
Local: em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino
Horário: das 8h às 11h e das 13h às 17h

LEIA TAMBÉM | Defensoria Pública entra com ação contra decreto que institui "Política Nacional de Educação Especial"