Obras no viaduto do Makro e no IJF2 serão concluídas ainda neste ano, garante Prefeitura de Fortaleza
A gestão municipal finalizou o planejamento das ações e obras a serem entregues até o fim do mandato do prefeito Roberto Cláudio, nos próximos 100 dias
14:45 | Set. 23, 2020
Após reunião com o secretariado, nesta terça-feira, 22, o prefeito Roberto Cláudio definiu cronograma de obras e ações a serem entregues até o final do seu mandato como gestor municipal de Fortaleza, nos próximos cem dias. Entre as iniciativas a serem concluídas ainda em 2020, estão as obras no viaduto do Makro e a intervenção na segunda unidade do Instituto Doutor José Frota (IJF).
Este ano, segundo a Prefeitura, deverão ser finalizadas as intervenções nas avenidas José Bastos, Fernandes Távora, Vicente Castro e Parsifal Barroso. O pacote de infraestrutura urbana compreende 617 ações de pavimentação asfáltica, com 335 em andamento. Obras como as da avenida Beira-Mar, trechos do Parque Raquel de Queiroz e diversas ações do Meu Bairro Empreendedor também foram elencadas.
Leia também | Com investimento de R$ 300 milhões, cobertura de esgoto em Fortaleza deve chegar a 74% até 2022
Nas definições do cronograma, está prevista a construção de 35 novas areninhas e dois Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), nos bairros José Walter e Pici. O plano também pontua a requalificação de 33 praças em Fortaleza, com 27 já em andamento; e a entrega das reformas da Praça José de Alencar, Passeio Público e Pólo Gustavo Braga.
Na área da educação, estão previstas 21 novas Escolas de Tempo Integral para o período 2020/2021 - 17 dessas estão com obras em andamento. A Prefeitura destaca ainda a construção de 34 Centros de Ensino Infantil (CEI) e reformadas seis escolas municipais. Serão 18 requalificações nesse tipo de equipamento. Quanto ao projeto Escola Areninha, que já começou a ser entregue, a Prefeitura divulgou mais 38 unidades para ampliar o número de alunos atendidos em tempo integral.
Novo posto de saúde e descentralização do Samu
A titular da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, destaca que, até o fim do ano, 14 bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão descentralizadas. A segunda unidade do Instituto Doutor José Frota (IJF 2) tem previsão para ser inaugurada ainda neste ano. Também é esperada a conclusão das obras dos Frotinhas de Parangaba e Frotinha de Messejana, e dos Gonzaguinhas de Messejana e da Barra.
A Prefeitura de Fortaleza afirma que já construiu, até o momento, 29 novos postos de saúde e reformou outras 80 unidades. Além disso, acrescenta que implantou o sistema de prontuário eletrônico e ampliou o horário de atendimento para funcionar das 7h às 19 horas. Até dezembro, está prevista a cobertura de 70% das equipes da Estratégia Saúde da Família. “Encerraremos o ano com a marca do 30º novo Posto de Saúde construídos do zero pela gestão Roberto Claudio”, projeta Joana Maciel.
Leia também | Testagem de professores começa nesta sexta e Sindicato das escolas pede retorno imediato