Receita Federal apreende acessórios, celulares e smartwatches falsificados em lojas de Fortaleza
A maioria das mercadorias de origem irregular sem nota fiscal era capas de celulares, totalizando 69 sacos deste material. Operação foi realizada em lojas da região central de Fortaleza
20:26 | Set. 17, 2020
Operação de fiscalização da Receita Federal apreendeu, nesta quinta-feira, 17, mercadorias falsificadas de marcas famosas sem nota fiscal que eram comercializadas em lojas da região central de Fortaleza. A maioria dos produtos apreendidos foi capas de celulares, totalizando 69 sacos do material. Os agentes também encontraram e retiveram eletrônicos como celulares, smartwatches (relógios inteligentes de pulso) e TVBoxes (aparelhos para rodar programas em televisões).
Segundo a Receita Federal, além das apreensões, os responsáveis pelas lojas podem responder a representação para fins penais pelos crimes, com pena que pode variar de 1 a 4 anos de prisão, com multa, conforme a lei. A força-tarefa contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
A prática de comercialização irregular tem sido mapeada por meio de "combate ostensivo" pelo órgão fiscalizador. De acordo com nota emitida pela Receita Federal, "as práticas trazem enormes prejuízos aos detentores das marcas e aos importadores que atuam de forma regular e subtraem os empregos legítimos gerados pela atividade legal, além dos prejuízos causados à economia nacional e aos cofres públicos devido à sonegação de impostos".