Fortaleza recebe primeira petshop especializada em gatos; entenda as mudanças no atendimento
O atendimento especializado em gatos altera até mesmo a arquitetura do espaço, adaptado para que os felinos sintam-se mais confortáveis
Que gatos e cachorros são diferentes é um fato, mas você já pensou como esses contrastes impactam no atendimento dos bichinhos no pet shop? É a partir disso que Fortaleza recebe a primeira cat shop, uma pet shop especializada em gatos, e que deixa bem claro: a entrada de cães é proibida.
“O motivo específico para separar [cães de gatos no pet shop] é o ruído dos latidos, o cheiro também. Querendo ou não, os cães podem intimidar o gato”, explica Glayciane de Morais, médica veterinária especialista em medicina felina, atualmente em processo de contratação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Segundo ela, os gatos preferem ambientes mais tranquilos, às vezes o contrário da agitação canina, e com odores menos intensos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, toda a ambientação e arquitetura dos espaços pensados para os gatos é diferenciada. A começar pela temperatura, preferencialmente mais amena, mas não fria. “Gatos não gostam de ambientes frios”, pontua Glayciane. Já a arquitetura deve permitir que o gato explore o ambiente com confiança - como aquelas plataformas nas paredes. Para o atendimento e manuseio do animal, a especialista reforça a importância de mesas não reflexivas, pois deixam os gatos inseguros.
LEIA TAMBÉM | Adoção de animais aumenta durante pandemia, mas cuidadores alertam para casos de abandono
O trato com o animal também muda completamente. O tom de voz, a forma de se aproximar do bichinho e até o toque. “Gatos têm muita sensibilidade a toques muito bruscos, a contenções muito abruptas. Os cães são mais disponíveis afetivamente. Os gatos já precisam de um certo espaço, uma confiança maior para que demonstrem o carinho de forma mais segura e permitam-se ser manipulados”, comenta Glayciane.
Do ponto de vista médico, os remédios e sintomas a se prestarem atenção são outras diferenças entre cães e gatos. Nos felinos domésticos, prevalecem doenças relacionadas ao sistema urinário e também complicações como obesidade.
Miau Patas
A Miau Patas será a primeira cat shop de Fortaleza, com inauguração marcada para o dia 1º de setembro. Vale ressaltar que já existem clínicas veterinárias especializadas em gatos, como a Catus Medicina Felina. Os sócios da empresa são os mesmos donos da pet shop Legal Patas, que percebeu uma crescente procura de tutores de gatos por serviços mais especializados. “Por mais que a gente desse uma atenção diferenciada, o ambiente realmente não era o mais apropriado”, conta Vicente Farias, sócio da empresa e médico veterinário.
“A Miau Patas vai ser ambientalizada com um produto que ajuda o gato [a se acalmar], o Feliway. O nosso banho e tosa também é equipado com água aquecida [preferida pelos gatos]”, afirma Matheus Barreira, outro sócio da Miau Patas. O aroma da Feliway proporciona conforto e bem-estar para os gatos e evita sinais como marcação urinária, arranhões nos móveis, lutas entre gatos ou o ato de se esconder. Além disso, a loja irá doar uma refeição para abrigos de gatos, da escolha do cliente, a cada dois quilos de ração vendidos.
Enquanto a cat shop é novidade para Fortaleza, outras cidades do Brasil já têm o serviço. No vídeo abaixo, a artista Nath Araújo registrou uma ida a uma clínica veterinária especializada em gatos de São Paulo, indicando as diferenças entre a cat shop e um petshop “misto”. Os minutos correspondentes à ida ao veterinário são 13min15seg a 32min50seg:
Serviço
Miau Patas
Inauguração: 1º de setembro de 2020
Onde: Pinto Madeira, 1554 - Centro, Fortaleza
Mais informações: Instagram @miaupatas
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente