Vias da Aldeota serão bloqueadas para obras do Metrô de Fortaleza

O bloqueio terá início na noite de sexta-feira, 28, e seguirá até às 5h da manhã de segunda-feira, 31, segundo informou a Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinf)

23:16 | Ago. 27, 2020

Por: Alan Magno
Desvios afetam 11 linhas de ônibus a partir da noite de sexta-feira, 28, até às 5h da manhã de segunda, 31 (foto: Aurelio Alves/ O POVO)

O trânsito na região do bairro Aldeota sofrerá alterações neste fim de semana. As obras de implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza irão gerar um bloqueio no cruzamento das ruas Dona Leopoldina e Costa Barros. A intervenção no trânsito do local deverá ter início na noite desta sexta-feira, 28, e durar até as 5h da manhã da segunda, 31. Durante este período, onze linhas do transporte público sofrerão alterações em seus respectivos itinerários.

As informações, bem como a previsão de conclusão da obra, foram divulgadas pela Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinf) na noite desta quinta-feira, 27. O bloqueio será necessário para que seja concretizado a interligação de um ramal de drenagem necessário para implantação da terceira estação da Linha Leste do Metrô, que deve ser maior do que um quarteirão, tendo estrutura completamente subterrânea.

LEIA TAMBÉM | Última estação da Linha Leste do metrô de Fortaleza começa a ser construída

A pasta destacou que durante toda vigência do bloqueio, agentes de trânsito estarão presentes no local, bem como nos pontos de desvios e rotas alternativas criadas para os motoristas que precisam trafegar pelo local. O intuito é prestar auxílio no fluxo do trânsito e minimizar os transtornos gerados pela obra.

De acordo com estimativa de fluxo de trânsito divulgado pela Seinf, foram elaboradas três opções de rota para quem desejar acessar a rua Dona Leopoldina, entre as ruas Costa Barros e Tenente Benévolo. Sendo elas:

Rota 01 (fluxo proveniente do centro) - av. Santos Dumont, à esquerda na av. Dom Manuel e à direita na Rua Pereira Filgueiras.

Rota 02 (fluxo proveniente da av. Aguanambi) - av. Dom Manuel e à direita na Rua Pereira Filgueiras.

Rota 03 - av. Santos Dumont, à direita na Rua Dona Leopoldina, à esquerda na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à esquerda na Rua Tenente Benévolo.

Para o motorista que trafegar na rua Costa Barros indo em direção ao Centro da Cidade, a sugestão pontuada pela secretaria é de dobrar à direita na rua Nogueira Acioli, em seguida à esquerda na rua Tenente Benévolo, à esquerda novamente na av. Dom Manuel e então à direita para retornar à rua Costa Barros, contornando o trecho bloqueado.

Linhas de ônibus afetadas

 

Com relação ao transporte público, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) divulgou que devido às obras do metrô da Capital, onze linhas de ônibus precisarão alterar seu itinerário a partir da noite desta sexta-feira, 28, até o dia 31. Todas as linhas que serão impactadas deverão seguir a rota número 3 sugerida pela Seinf.

As 11 linhas envolvidas são:
031 – Av. Borges de Melo I
032 – Av. Borges de Melo II
034 – Av. Paranjana I (Corujão)
035 - Av. Paranjana II (Corujão)
038 – Parangaba/ Papicu
042 – Antônio Bezerra/ Francisco Sá/ Papicu
048 – Parangaba/ Papicu (Corujão)
086 – Bezerra de Menezes/ Santos Dumont
089 – Expresso/ Parangaba/ Papicu
286 – Expresso/ Antônio Bezerra/ Santos Bumont
833 – Cidade 2000/ Centro

Sentido Oeste/Leste - As linhas 032, 035, 038, 042, 048, 086, 089, 286 e 833, deverão seguir pela av. Santos Dumont, então ingressar à direita na rua Dona Leopoldina, depois à esquerda na rua Franklin Távora, então à esquerda na rua Nogueira Acioli e por fim, se dirigir à esquerda na rua Tenente Benévolo.

Sentido Leste/Oeste - As linhas 031, 034, 038, 042, 048, 086, 286 e 833 deverão seguir na rua Costa Barros e caso precisem continuar por ela, a orientação para melhorar o fluxo do trânsito é dobrar à direita na rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Tenente Benévolo, novamente à esquerda na av. Dom Manuel e então à direita na rua Costa Barros, retornando a via.

Linha Leste

As obras são necessárias para a continuidade da implantação dos 7,3 quilômetros de extensão de linha de metrô que o caminho Leste da malha prevê na Capital. Além da estação do Colégio Militar de Fortaleza (CMF), outras três unidades também serão subterrâneas, sendo elas: Chico da Silva, Nunes Valente e Papicu. Haverá ainda uma estação de superfície, a Tirol-Moura Brasil.

Na estação do Centro de Fortaleza, a nova linha deve garantir a integração com as já existentes Linha Sul e Linha Oeste. Na estação do Papicu, a interligação será feita com VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do bairro. A estimativa é de que, após finalizada, sejam transportados até 150 mil passageiros no trajeto oeste do metrô da Capital.

Com a implantação da via, o deslocamento entre o bairro Centro e o Papicu deverá ser de aproximadamente 15 minutos. Atualmente, segundo estimativas do serviço de mapeamento geográfico Google Maps, o mesmo percurso feito por meio de ônibus leva em média de 45 minutos no horário de pico. A previsão é de que a linha seja entregue no fim de 2022.