Youtuber cearense é vítima de golpe e tem canal com mais de 2 milhões de inscritos roubado

David Damasceno criou o seu canal há três anos, mas há seis anos publicava conteúdos em outras redes sociais

14:34 | Ago. 20, 2020

Por: Miguel Araujo

 

O canal no YouTube “Universo Curioso” foi roubado por golpistas após o seu criador, o cearense David Damasceno, ter sido vítima de fraude cibernética. A invasão ocorreu na última segunda-feira, 17, e foi noticiada pelo youtuber na conta oficial do Universo Curioso no Instagram. O canal tinha quase 2,5 milhões de pessoas inscritas.

David iniciou suas publicações relativas ao “Universo Curioso” em 2014, quando criou uma página no Facebook. O objetivo era falar sobre temas como “astronomia, curiosidades, mistérios e entretenimento”. Damasceno afirma que resolveu criar o perfil porque tinha interesse nesses assuntos desde criança. Depois de criada a página no Facebook, passou a administrar esse conteúdo também no Instagram. Foi somente em 2017 que decidiu criar o canal no YouTube. Damasceno afirma que “sentia falta” de conteúdos sobre astronomia e arqueologia na plataforma de vídeos e, por isso, quis criar um perfil também lá.

O conteúdo veiculado é produzido a partir de seleção prévia de temas feita pelo próprio David. Após a definição do assunto a ser abordado, há o desenvolvimento do roteiro para a gravação e, após a filmagem, o arquivo é editado para a postagem final. Damasceno afirma que um vídeo no seu canal pode demorar até três dias para ficar pronto.

O roubo do canal no Youtube

O youtuber relata que o golpe ocorreu após ter recebido e-mail contendo proposta de publicidade para um software de edição de vídeo. A mensagem foi escrita em inglês e sugeria que as condições para o cumprimento do “contrato” fossem apresentadas pelo WhatsApp, pois esse seria supostamente o melhor meio para uma conversa mais “direta”. Assim, após enviar seu número de telefone, Damasceno recebeu arquivos que explicavam o que ele deveria fazer durante o processo de publicidade.

No caso, ele deveria publicar em seu canal um conteúdo mostrando as ferramentas presentes no programa de edição de vídeos e como utilizá-lo. Antes, porém, teria que se cadastrar na plataforma e enviar o nome de usuário registrado para que pudesse, enfim, receber seu pagamento. Entretanto, depois de ter feito o cadastro e de ter instalado o aplicativo em seu computador, David perdeu o acesso às suas contas e, consequentemente, ao seu canal.

Ele relata que os invasores alteraram sua senha, seu e-mail de recuperação e até o número de celular que estava vinculado à conta no YouTube. Damasceno perdeu o controle sobre o seu canal mesmo com a autenticação de dois fatores ativada. Assim, os golpistas trocaram a foto de capa e de perfil, os links das mídias sociais e passaram a fazer lives sobre criptomoedas em seu canal. Por meio dessas transmissões, eles incentivaram os inscritos a investirem dinheiro virtual e prometeram retorno de até duas vezes da quantia depositada. Essa tática foi similar à recente invasão de contas de famosos no Twitter.

 

 

LEIA MAIS | Contas de personalidades e empresas no Twitter são invadidas; rede social bloqueia perfis verificados 

Desesperado, David Damasceno tentou entrar em contato com os invasores para ter seu canal de volta. O criador do “Universo Curioso” recebeu a resposta de que seria devolvido em seis horas caso as lives não fossem interrompidas. Ele relata que também prometeram “ressarcimento” de U$ 10 mil em bitcoins (moeda digital) pelo ocorrido.

No dia seguinte, porém, ele recebeu a notícia de que o canal havia sido deletado. “Você se esforça todos os dias, são noites sem dormir. Seis anos de trabalho destruídos em meia hora”, lamenta.

Para contornar essa situação, o youtuber iniciou uma campanha em suas redes sociais por meio da hashtag #JusticeForUniversoCurioso. O intuito era chamar a atenção do YouTube para que a plataforma reativasse o canal e ajudasse na recuperação de sua conta. Além disso, ele tem tentado entrar em contato diretamente com a empresa para que o processo de retomada seja efetivo.

Enquanto o perfil principal não é reativado, David Damasceno criou um canal secundário na plataforma de vídeos para continuar postando seu conteúdo. O youtuber também tenta alertar outras pessoas para que não sejam vítimas de golpes cibernéticos.