Obra para alargamento da avenida Sargento Hermínio será retomada nesta sexta-feira, 12

A intervenção está inserida no pacote de obras prioritárias retomadas pela Prefeitura com a flexibilização do isolamento social

10:54 | Jun. 11, 2020

Por: Leonardo Maia
Após o fim da obra, a avenida Sargento Hermínio terá 2,5 quilômetros de via duplicada. (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

A Prefeitura de Fortaleza retomará a obra de alargamento da avenida Sargento Hermínio a partir desta sexta-feira, 12. Nesta fase da requalificação, será construído um sistema de drenagem na rua Coronel Mozart Gondim, via perpendicular à Sargento Hermínio. A intenção é ampliar a captação de água pluvial até o canal existente na região.

Com recurso de R$ 25 milhões, as intervenções visam o alargamento e a reurbanização de 2,5 quilômetros da avenida Sargento Hermínio, desde a rua Padre Anchieta até a rua Olavo Bilac. Serão instaladas novas calçadas, canteiro central, drenagem, iluminação, e pavimentação. A ideia é que a via seja mais uma opção para os motoristas que trafegam pelas avenidas Bezerra de Menezes, Francisco Sá ou José Jatahy.

Até esta fase, a obra foi concluída em trecho de um quilômetro: entre a avendia José Jatahy e a Rua Padre Anchieta; e entre a Rua Olavo Bilac e a avenida Doutor Theberge, cuja conclusão permitiu o acesso ao novo Shopping RioMar Kennedy. Em toda a extensão da obra, passam diariamente uma média de 17 mil carros, de acordo com estimativa da gestão municipal.

Mudanças no trânsito

Em virtude das obras de drenagem, a rua Coronel Mozart Gondim será bloqueada no trecho compreendido entre as ruas São Judas Tadeu e Heráclito Domingues. A interdição terá duração de dois meses.

Os motoristas que seguem o fluxo da Mozart Gondim, em direção à Bezerra de Menezes, devem entrar à esquerda na rua São Judas Tadeu, à direita na rua Eretides Martins (que passará a operar com sentido duplo de circulação entre as ruas São Judas Tadeu e Heráclito Domingues), à direita na Rua Heráclito Rodrigues e à esquerda para retornar à Mozart Gondim.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional à intervenção “até que haja maior adaptação dos motoristas”, segundo nota da prefeitura.

Obras e coronavírus

Com a flexibilização de alguns setores no decreto de isolamento no Ceará, a Prefeitura de Fortaleza está retomando, desde a última semana, obras públicas em estabelecimentos de saúde e educação, além de intervenções para mobilidade urbana.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) mencionou, em transmissão ao vivo na última quinta-feira, 4, a requalificação de lagoas, a implantação de dois miniterminais de ônibus em territórios estratégicos e a finalização de obras viárias em curso.

“Estamos priorizando e requalificando urbanisticamente eixos comerciais para oportunizar a retomada da economia. Comerciantes e empresários já têm sofrido com a crise econômica global e com os efeitos da pandemia. Queremos que a retomada aconteça em espaços mais bem requalificados e mais atrativos”, garantiu.

Leia Mais Em Caucaia, obras de requalificação do Centro começam em meio à pandemia do coronavírus


Para o epidemiologista Luciano Pamplona, a execução de obras em vias públicas têm um risco menor que em áreas fechadas. Ele avalia que a necessidade impõe que as obras sejam retomadas para o funcionamento da Cidade. “O risco existe, mas ele é menor agora em relação ao que era dois meses atrás”, considera.

Educação e Saúde

Na área educacional, estão previstas, além da construção de novas creches, a implantação de novas Escolas de Tempo integral (ETIs) e a reforma de prédios escolares. O intuito, de acordo com o prefeito, é permitir e “ampliar” matrículas no semestre letivo de 2021.

Para a Saúde, o Executivo municipal dará prioridade para Gonzaguinhas e Frotinhas da Cidade, entre eles o Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, o Frotinha da Parangaba e o Frotinha do Antônio Bezerra.

O pacote de intervenções inclui ainda a reforma de postos de saúde e a construção de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil no Bom Jardim. Além disso, o prefeito anunciou que duas policlínicas, que visam ampliação da assistência especializada à Saúde, devem ser entregues em julho deste ano, nos bairros Passaré e Siqueira.