Moradores da Maraponga reclamam de alagamento e ausência da Prefeitura

População ergueu faixa que diz: "Rua abandonada pela Prefeitura e Regional V"

11:48 | Fev. 05, 2020

Por: Rubens Rodrigues
Rua Francisco Glicério, na Maraponga, é cenário constante de alagamento. Faixa destaca abandono da Prefeitura (foto: Nathally Kimberly/O POVO CBN)

Atualizada às 14h11min

Fortaleza tem pontos conhecidos de alagamento em dia de chuva forte, a exemplo da avenida Heráclito Graça, que liga o Centro à Aldeota. Além de problemas que vão de semáforos sem funcionar a queda de árvores. No bairro Maraponga, moradores denunciam que a rua Francisco Glicério sofre com alagamento há anos.

Conforme a garçonete Helena Sousa, a população já relatou a situação à Regional V. "Aqui, o inverno chega e começa tudo de novo. Nos buracos maiores, os carros passam e ficam placas, pedaços de para-choque", diz. 

"Estamos sofrendo com o alagamento. Tem buraco", relata a enfermeira Maria Aurilene. "Desde a primeira chuva que tá alagado e não tem pra onde escoar a água. É um descaso da Prefeitura porque a gente fica até sem poder entrar em casa". 

Os moradores chegaram a batizar a via de "rua do polo da moda e dos buracos, da lama e do lixo". Em faixa, afirmam que a rua foi "abandonada pela Prefeitura e Regional V". O POVO contatou a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a pasta informou que serão realizados estudos topográficos do solo, após o período das chuvas, "serviço necessário para início do projeto de drenagem da rua Francisco Glicério".

A Secretaria Regional V informou ainda que, após o escoamento da água na via, equipes estarão no local realizando a limpeza da rua e a desobstrução das bocas de lobo existentes na área. Em nota, a pasta reforça  "importância da colaboração da população, já que o lixo descartado incorretamente na via, fora dos dias de coleta, provoca o entupimento das galerias e bocas de lobo. A coleta de lixo domiciliar segue o calendário normal, às terças, quintas e sábados".

De acordo com a Prefeitura, em 2019, foram executadas ações de limpeza e desobstruções de mais de 8.800 bocas de lobo, somando mais de 22 mil toneladas de resíduos recolhidos em Fortaleza. E alerta: em casos de descarte irregular de lixo em locais inapropriados ou para solicitar recuperação de vias, a população deve telefonar gratuitamente para o número 156.

Nesta manhã, chuva forte é registrada nas regiões Sul, Sudoeste e na faixa litorânea do Ceará. Entre a terça-feira, 4, e esta quarta, 5, choveu em pelo menos 163 municípios cearenses, conforme Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Cenário é favorável para chuva até esta quinta, 6.

Com informações da repórter Nathaly Kimberly