Integração entre metrô e ônibus em Fortaleza deve acontecer ainda em 2020

A integração entre os sistemas da Etufor e Metrofor se arrasta desde 2014, quando as operações comerciais do metrô tiveram início

16:29 | Jan. 07, 2020

Por: Lucas Braga
Prefeito Roberto Cláudio, em coletiva nesta terça, 7 de janeiro (foto: Divulgação/Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza)

Veículos leves sobre trilhos (VLTs) e metrô devem ser integrados ao sistema de transporte público de Fortaleza ainda em 2020. A previsão do prefeito Roberto Cláudio (PDT) foi anunciada na manhã desta terça-feira, 7, em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal.

A integração entre os sistemas da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) se arrasta desde 2014, quando as operações comerciais do metrô tiveram início.

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No ano passado, o Estado informou que o Bilhete Único Metropolitano (BUM) será utilizado no processo de pagamento. De acordo com nota divulgada pela empresa, à época, "a integração tarifária do Metrô de Fortaleza com as linhas de ônibus urbano e interurbano (dos municípios da Região Metropolitana) será feita por meio da utilização do BUM no sistema metroviário". O desconto no pagamento da segunda passagem será possível a partir de subsídio dado pelo Governo do Ceará. 

Nesta terça, o prefeito de Fortaleza lembrou que a bilhetagem do VLT deve funcionar ao longo de 2020. “Bicicletas, vans e ônibus já são integrados. Agregar VLT e metrô é outro atrativo ao uso do transporte coletivo”, defendeu, lembrando da segurança e menor impacto ambiental em comparação a carros e motos.

Roberto Cláudio anunciou ainda que pesquisa sobre como o fortalezense se desloca deve sair ainda neste semestre. “Vai nos ajudar a dar mais eficiência no transporte público, redimensionar linhas e torná-las mais rápidas”.

Passagem de ônibus congelada em Fortaleza

Conforme O POVO noticiou nesta segunda, 6, o atual valor da tarifa de ônibus será mantido, pelo menos até novembro de 2020. A decisão foi tomada após reunião com entidades representantes do setor de transportes. A passagem continuará custando R$ 3,60 a inteira, e R$ 1,60 a tarifa estudantil.

No ano passado, o aumento foi de 5,88%, anunciado em janeiro. Na época, a passagem passou de R$ 3,40 para R$ 3,60. A tarifa estudantil foi de R$ 1,50 para R$ 1,60.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) chegou a solicitar um aumento de R$ 0,06 por passagem, mas a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recusou a proposta. "Temos o entendimento de que há uma crise econômica: a renda está mais curta e a inflação tem diminuído o poder aquisitivo. É um ato de sensibilidade, entendendo que o transporte público é parte importante das despesas mensais do trabalhador”, disse o prefeito.

Ele negou que a medida possa ter impacto na campanha eleitoral de seu sucessor. “A preocupação não pode ser essa. A preocupação tem que ser o cidadão. Outras capitais tomaram a mesma decisão, como Salvador”, disse.

O segundo motivo, de acordo com o gestor, é que há redução da procura pelos serviços de transporte público e, consequentemente, redução do número de passageiros. Possivelmente, a migração parcial a transportes via aplicativos é uma das causas.

Roberto Cláudio explicou, ainda, que foi possível congelar o valor mesmo com os prejuízos contabilizados após os ataques a ônibus em 2019 e o reajuste dos combustíveis. "Aumentar a tarifa neste momento pode, inclusive, agravar a situação do sistema ao longo do ano. As consequências seriam reduzir frota, número de linhas e comprometer a qualidade do serviço”, completou.

Além da manutenção do valor da tarifa, estratégias para manter o número de passageiros tem sido aumentar o número de ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi; ampliar corredores e faixas exclusivas; e associar serviços aos terminais, como vapt-vupts, centrais de medicamentos e cinemas. RC destacou que Fortaleza continua sendo a capital brasileira com a tarifa única mais barata de transporte público integrado.

Relembre o histórico das tarifas de ônibus em Fortaleza desde o início do Plano Real:

1994 - R$ 0,40 (PREFEITO ANTÔNIO CAMBRAIA)

1995 - R$ 0,54 (PREFEITO ANTÔNIO CAMBRAIA)

1996 - R$ 0,70 (PREFEITO ANTÔNIO CAMBRAIA)

1997 - R$ 0,70 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

1998 - R$ 0,76 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

1999 - R$ 0,80 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

2000 - R$ 0,90 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

2001 - R$ 1,00 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

2002 - R$ 1,00 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

2003 - R$ 1,50 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

2004 - R$ 1,60 (PREFEITO JURACI MAGALHÃES)

2005 - R$ 1,60 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2006 - R$ 1,60 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2007 - R$ 1,60 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2008 - R$ 1,60 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2009 - R$ 1,80 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2010 - R$ 1,80 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2011 - R$ 2,00 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2012 - R$ 2,20 (PREFEITA LUIZIANNE LINS)

2013 - R$ 2,20 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2014 - R$ 2,20 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2015 - R$ 2,40 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2015 - R$ 2,75 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2016 - R$ 2,75 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2017 - R$ 3,20 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2018 - R$ 3,40 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2019 - R$ 3,60 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)

2020 - R$ 3,60 (PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO)