Dados cartográficos do Ceará são atualizados em nova versão de base do IBGE

O conjunto de dados deve embasar políticas públicas de planejamento urbano; as informações ainda podem ser usadas por usuários comuns, que não tenham especialidade em cartografia

14:01 | Nov. 27, 2019

O interesse pelo uso de dados como esse é crescente entre pessoas que não são especializadas em cartografia. (foto: Reprodução/IBGE)

Dados cartográficos do Ceará foram atualizados em nova versão da Base Cartográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponibilizada na manhã desta quarta-feira, 27. O conjunto de dados, atualizado em âmbito nacional a cada dois anos, é referência para as ações de planejamento, monitoramento e gestão territorial, e para a atualização das informações dos recursos naturais do País.

Geraldo Landovsky, engenheiro cartógrafo e supervisor de cartografia no IBGE Ceará, explica que as equipes do órgão no Estado estão trabalhando desde 2015 para ter a base de dados atualizadas neste ano. Ele explica que as informações são fundamentais para a adoção de políticas públicas, assim como para a atuação de grupos de pesquisa.

“Esse é considerado um mapeamento oficial do Brasil. Além do IBGE, os dados são amparados pelo Exército Brasileiro. Todas as políticas públicas que podem ser implementadas com base na escala que disponibilizamos (1:250.000) precisam utilizar essa base”, ressalta o especialista.

De acordo com o órgão, o nível de detalhamento da escala permite que elementos como o traçado de rodovias e ferrovias sejam visualizados, assim como os limites de municípios e as divisas de estados. Com esses dados, é possível definir de forma mais precisa as atribuições territoriais de cada gestão pública, seja ela municipal ou estadual, além de aperfeiçoar a realização do Censo Demográfico.

O interesse pelo uso de dados como esse é crescente entre pessoas que não são especializadas em cartografia. Geraldo relata que o IBGE tem recebido estudantes universitários de vários cursos, como Direito, interessados em utilizar os dados para pesquisas acadêmicas. “Ao invés de usar uma base paga ou comercial, como a que o Google disponibiliza, os pesquisadores podem usar um conjunto de dados oficial. Isso garante uma maior confiabilidade para embasar seus trabalhos”, argumenta.

Serviço

O que: Base Cartográfica Contínua do Brasil, na escala 1:250.000

Disponível em: https://bit.ly/2rra6Br

Mais informações: (85) 3464-5342 ou ibge@ibge.gov.br