Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Projeto TEA(MAR) vai oferecer aulas de stand up paddle para autistas

A primeira aula acontece no próximo sábado, 23, na praia do Mucuripe, das 8h às 10h
18:00 | Nov. 20, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante onze meses, um grupo de 40 autistas, a partir dos quatro anos de idade, terá aulas quinzenais gratuitas de stand up paddle na praia do Mucuripe, em Fortaleza. As aulas serão acompanhados por instrutores e terão início no próximo sábado, 23. As inscrições já foram encerradas.

A iniciativa é do projeto TEA(MAR), que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social para pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A ação é fruto de parceria entre a Associação Fortaleza Azul (Faz), que reúne autistas e seus familiares, com a Ceará SUP Club, especializada no ensino e prática do stand up paddle.

No decorrer do ano aconteceram aulas experimentais da modalidade e houve forte aceitação, segundo a diretora da FAZ, Renata Fernandes. Principalmente das crianças e adolescentes, que gostaram do esporte e se adaptaram com o fato de estarem no mar, em cima da prancha. Daí surgiu a ideia de pensar uma forma de permitir essa experiência para um número maior de pessoas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim, após ter sido aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, do Governo do Estado, em edital da Secretaria do Esporte e Juventude, e contando com apoio da ENEL Ceará, surgiu o projeto TEA(MAR).

Renata pontua também que as atividades físicas oferecem uma melhora comportamental. Segundo ela, esses momentos promovem a aceitação do barulho, da textura da areia e da água. A diretora lembra que muitos autistas não têm costume de ir à praia porque os momentos de diversão são limitados. “A socialização vai ser o maior ganho”, frisa.

A diretora da Faz acrescenta que a importância desse tipo de atividade é a inclusão da pessoa com TEA no esporte e na sociedade. “É a necessidade de mostrar que o autista tem condições de estar em qualquer lugar” afirma Renata.

Serviço

Projeto TEA(MAR)

Aulas quinzenais de stand up paddle para autistas (crianças, adolescentes e adultos)

Início das aulas: 23 de novembro (sábado)

Duração do projeto: onze meses (até setembro de 2020)

Onde: Sede da Ceará SUP Club (av. Beira Mar, 3958 – Mucuripe)

Inscrições encerradas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar