UFC oferece plantão psicológico gratuito na Capital; saiba onde encontrar
Serviço está em funcionamento desde 2015 e já atendeu mais de 3 mil pessoas; crises de ansiedade, depressão e luto são os casos mais recorrentes
11:52 | Nov. 18, 2019
Pessoas que precisem de escuta e aconselhamento para situações como ansiedade, depressão e luto podem recorrer aos serviços psicológicos oferecidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O plantão psicológico, da Clínica-Escola de Psicologia da Universidade, funciona desde 2015 e já atendeu gratuitamente mais de 3 mil pessoas em situação de crise.
Os atendimentos na Clínica-Escola ocorrem todas as terças-feiras, quando são distribuídas 50 fichas, por ordem de chegada, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. Os colaboradores, em sua maioria estudantes de Psicologia, atendem os pacientes sob a supervisão da professora Jurema Dantas.
O plantão psicológico é uma modalidade clínica reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia e tem como objetivo realizar o pronto atendimento às pessoas que apresentam algum tipo de problema psíquico em situação de urgência. Além de ser ouvido durante o plantão, o paciente pode ser encaminhado, se necessário, para um atendimento regular em um dos equipamentos de saúde da rede de apoio do projeto.
A ação faz parte do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (Lapfes). O serviço funciona também em outras unidades de saúde, nas quintas e sextas-feiras.
Serviço
Clínica-Escola de Psicologia da UFC
Os atendimentos ocorrem toda terça-feira, das 8 às 17 horas, na Clínica-Escola de Psicologia da UFC (Rua Waldery Uchôa, 3A, Benfica). As fichas são entregues a partir de 7h30min, respeitando a ordem de chegada. Para crianças e adolescentes, o primeiro atendimento é realizado apenas com os responsáveis legais. As atividades de 2019 do plantão na Clínica terminam no dia 10 de dezembro, seguindo o calendário acadêmico da UFC.
O plantão funciona também em outras unidades de saúde, todas localizadas no bairro Rodolfo Teófilo:
Às quintas-feiras, o atendimento ocorre nos seguintes locais: Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) da Regional III (Rua Samuel Munguba, 1269), das 8h às 12h, para moradores da Regional, com atividades previstas neste ano até o dia 13 de dezembro; Hospital Universitário Walter Cantídio (Rua Capitão Francisco Pedro, 1290), das 13h às 17h, exclusivamente para servidores do Complexo Hospitalar da UFC.
Já às sextas-feiras, o plantão é realizado no Posto de Saúde Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1670), das 8h às 12h, também para moradores da Regional III. O atendimento também ocorre neste ano até o dia 13 de dezembro.