Desvios e bloqueios de trânsito serão feitos durante 1° Virada Cultural de Fortaleza; confira locais
Em virtude da demanda do público, estão previstos pontos de bloqueio. Conforme planejamento, no Polo dos Queijos, a Rua General Bizerril será bloqueada entre as vias Castro e Silva e São Paulo, a partir das 6 horas
13:52 | Out. 30, 2019
Para viabilizar a primeira edição da Virada Cultural de Fortaleza, entre os dias 8 e 10 de novembro, órgãos municipais estão articulando um plano de operação para mobilidade e segurança dos locais que receberão as atividades culturais. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará nos equipamentos públicos com cerca de 70 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é facilitar o acesso dos participantes.
Veja a programação completa da Virada Cultural de Fortaleza
Bloqueios e desvios estão previstos para ruas do Centro da Cidade, assim como postos da Guarda Municipal de Fortaleza (AMC) e atuação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
"Praça dos Leões, mercado São Sebastião, Vila das Artes, Casa Barão de Camocim, vai ter rotas de viaturas circulando no entorno, justamente para facilitar fazendo controle de tráfego e atendendo alguma ocorrência que tenha no entorno”, explica Wellington Cartaxo, chefe do núcleo de operações da AMC.
Já na Praça do Ferreira, a previsão é de que dois bloqueios sejam feitos. Um fechando a rua Floriano Peixoto com a Travessa Pará e outro fechando Floriano Peixoto com a Travessa Pedro Borges. Isso acontecerá durante todo o período do evento.
Outro ponto importante é o Mercado dos Pinhões, onde serão realizados shows e feiras de economia criativa. Lá, será feito um bloqueio a partir das 7 horas de sexta, com fechamento da rua Visconde de Pelotas, entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo. “É justamente para acomodar o pessoal em torno do anexo do Mercado dos Pinhões, para dar maior segurança de tráfego”, complementa Cartaxo.
No Polo dos Queijos, a operação tem início a partir das 7 horas de sexta, com bloqueio da General Bezerril e Castro e Silva. Cartaxo explica que essa etapa acontece, principalmente, para fazer ligação da General Bezerril com o Polo dos Queijos.
Por último, um outro ponto que fará parte da operação é Teatro São José e Monsenhor Tabosa. No local, o estacionamento começa a ser proibido a partir das 7 horas de sexta, no primeiro dia de evento. “Na hora do evento, no cruzamento da Monsenhor Tabosa com Dom Manoel e a própria Presidente Castello Branco, o controle de tráfego fará essa ligação ali do Paço Municipal, Monsenhor Tabosa e Dragão do Mar”, descreve o chefe de núcleo da AMC.
“Todos esses pontos que a gente falou que vão ter intervenção de bloqueio ou reserva de vagas, com postos fixos. Nos primeiros bloqueios, Mercado São Sebastião, Praça dos Leões, Vila das Artes e Casa Barão de Camocim, haverá viaturas circulando no entorno, fazendo as intervenções necessárias”, finaliza Cartaxo.
Fora os pontos fixos, viaturas circularão na área, monitorando o trânsito de uma forma geral.
Plano operacional de segurança não envolve Polícia Militar
Além de tentar facilitar o deslocamento de pedestres, um plano de segurança foi planejado pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) a fim de atender as demandas das atividades do evento. Segundo o representante da Coordenadoria de Defesa Especializada da GMF, Leandro Sousa, não está prevista parceria com a Polícia Militar.
“Alguns pontos já contam com guardas fixas, que são as praças: Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Praça da Bandeira, pela questão da Casa Barão de Camocim”, explica Leandro. Já os locais onde os agentes não estarão, deverão ser empregadas algumas viaturas, que estarão em serviço durante todo o evento.
O efetivo da GMF que atuará na Virada Cultural é específico do evento. Entretanto, caso ocorra alguma eventualidade, a ideia é trabalhar com o restante da frota. “Com relação aos outros agentes públicos, como AMC e Agefis, também contarão com a Guarda Municipal”, conta Sousa.
Urbanismo e paisagismo
Para a Virada Cultural, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) realizará serviços de roço, capinação e poda de arbustos e árvores de 31 de outubro a 7 de novembro, de modo a “garantir o bem-estar dos munícipes e a boa ornamentação dos espaços que serão utilizados no evento”.