Reitor da UFC entra com ação de reintegração de posse do prédio da Reitoria contra manifestantes
Estudantes ocupam, o local desde a semana passada. A Justiça Federal recomenda que se busque uma desocupação pacífica antes de usar a força pública contra os manifestantes
13:16 | Ago. 30, 2019
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, entrou com processo na Justiça Federal para “manutenção/reintegração de posse” do prédio da Reitoria da UFC. O local está sendo ocupado provisoriamente por manifestantes desde a nomeação do reitor, na última sexta-feira, 23.
De acordo com o processo, o reitor “vem sendo impedido de assumir seu gabinete e passar a exercer suas funções, pois os protestos continuam a ocorrer.” A continuação da ocupação, segundo o processo, ainda pode “embaraçar o funcionamento regular dos serviços administrativos da Universidade, trazendo prejuízos à comunidade acadêmica em geral, visto que ocupantes armaram barracas e mantêm som alto no local”.
O magistrado da 1ª Vara Federal do Ceará, que está analisando o caso, ponderou que os manifestantes devem ser melhor identificados, como pessoas físicas e jurídicas responsáveis pela ocupação. Além disso, o juiz ainda recomenda que se busque uma desocupação pacífica antes de utilizar a força pública contra os manifestantes.
“Como os manifestantes são, em grande maioria, estudantes, professores e servidores da própria UFC, penso que é plenamente possível para a parte autora identificar alguns dos principais representantes dos grupos que fazem parte da manifestação. Até como forma de viabilizar a comunicação dos atos processuais e, consequentemente, viabilizar a formação da relação processual”, pontua o despacho.