Ouça áudios de policiais e traficantes presos suspeitos de formar quadrilha em Fortaleza

PMs e supostos traficantes são suspeitos de praticar crimes que vão de formação de quadrilha a extorsão. O POVO Online teve acesso a áudios de ligações trocada entre investigados

19:23 | Ago. 30, 2019

Alvos da Operação “Maçãs podres”, policiais militares e supostos traficantes foram presos por suspeita de formar quadrilha com atuação no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), a ação prendeu 11 pessoas na manhã desta sexta-feira, 30. O POVO Online teve acesso a áudios obtidos por meio das investigações.

Segundo o MPCE, PMs e supostos traficantes formavam quadrilha para a prática de diversos crimes, como: tráfico de drogas, associação para o tráfico, extorsão, corrupção ativa e passiva, porte e posse ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

No esquema, os agentes recebiam propina e, em troca, atuavam contra “inimigos” de seus cúmplices. "Era comum que esse grupo se associasse a determinado traficante e o privilegiasse. (PMs) Só atuavam contra o concorrente e inviabilizavam a atuação daqueles que não eram seus associados", explicou Rinaldo Janja, promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

MPCE disponibilizou ao O POVO Online áudios de ligações que teriam sido realizadas entre os suspeitos. Ouça cada um e leia seu contexto:

Áudio 01 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial adverte traficante para não conversar com outro suspeito porque este estava com celular grampeado.

Áudio 02 – Diálogo entre traficante e policial militar

Traficante diz para policial militar que o dono de uma pizzaria teria dois revólveres. Eles combinam como vão se apossar das armas, com ajuda de outros policiais, para vendê-las e dividir o dinheiro entre eles.

Áudio 03 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial militar conversa com traficante sobre como vão abordar o dono da pizzaria para pegar as armas e extorquir o comerciante.

Áudio 04 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial militar continua conversa com traficante sobre a forma de se apoderar das armas do dono da pizzaria e o plano para extorqui-lo.

Áudio 05 – diálogo entre dois policiais militares

Dois policiais militares conversam sobre a estratégia de abordar um homem e uma mulher, que seriam traficantes e donos de uma sorveteria, e extorquir dinheiro. O alvo da ação dos policiais tinha mandado de prisão em aberto.

Áudio 06 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial oferece a traficante 2,5 quilo de crack (“amarela”) que havia acabado de apreender. Traficante diz que precisa pegar uma amostra (“foto”) para decidir se compraria a droga.

Áudio 07 – diálogo entre policial militar e traficante

Policial pergunta a traficante se ele tem comprador para crack (“amarela”). PM oferece a droga por R$ 8 mil cada quilo. Policial diz que tem a amostra (“foto”). Traficante pergunta se PM tem maconha (“preto”), mas este diz que não e pede para que traficante consiga comprador para o crack.