Gilmar de Carvalho se recusa a receber título na UFC por causa da nomeação de Cândido Albuquerque

Gilmar explicou que a nomeação ignorou a consulta feita à comunidade acadêmica. "Quebra uma praxe que vem sendo mantida nas universidades públicas brasileiras. Daí ele ser considerado um interventor"

22:39 | Ago. 30, 2019

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-03-2015: Gilmar de Carvalho, professor de culturas populares, pesquisador e escritor, posa ao lado da réplica do Bode Iôiô, no Museu do Ceará. Aniversário de Fortaleza 289 anos. (Foto: Sara Maia/O POVO) (foto: O POVO)

O pesquisador e professor Gilmar de Carvalho se recusou a receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) por conta da nomeação de Cândido Albuquerque para a reitoria da instituição. Para o estudioso, Cândido é um interventor.

Gilmar explicou que a nomeação ignorou a consulta feita à comunidade acadêmica. "Quebra uma praxe que vem sendo mantida nas universidades públicas brasileiras. Daí ele ser considerado um interventor".

Para o pesquisador, a reverberação desta recusa deve existir independente da vontade dele. Gilmar deixa claro que esta é uma manifestação política.

Gilmar de Carvalho é professor, jornalista, escritor e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.