Barreira contra avanço do mar leva a mudança de posto para testar qualidade da água
Proteção de pedras contra o avanço da maré foi colocada no antigo localO posto de coleta 26 para atestar a qualidade da água do litoral de Fortaleza mudou de local. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace), a alteração foi motivada pela necessidade de segurança dos técnicos, que tiveram aumentado o risco de acidente de trabalho, depois que foi colocada uma proteção de pedras contra o avanço da maré no antigo local.
Anteriormente, o ponto estava localizado entre a rua Francisco Calaça até avenida Pasteur, agora está localizado no espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança. “O novo ponto de coleta, localizado a 350 metros do ponto anterior, é igualmente representativo da faixa de 1,5 quilômetros do trecho, o que assegura a mesma qualidade para o monitoramento ambiental da área”, garante o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel.
Há 31 postos de coleta para aferir a balneabilidade das praias em Fortaleza. O deslocamento do equipamento de número 26 foi informado no boletim semanal divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace).
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineEntre os motivos para deslocamento, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão responsável por regular o aferimento das águas nas praias, prevê a proporcionalidade entre as bases de verificação, considerando a faixa litorânea e a distância entre os postos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente