Chefe do tráfico de drogas do Cais do Porto, em Fortaleza, é preso em Minas Gerais

Com três mandados de prisão em aberto, ele foi capturado em Nova Lima, Minas Gerais, de onde continuava a comandar o tráfico no bairro da Capital cearense.
Autor Redação O POVO Online
Foto do autor
Redação O POVO Online Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em uma operação através da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou um homem apontado como o chefe do tráfico de drogas no bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Com três mandados de prisão em aberto, ele foi capturado em Nova Lima, Minas Gerais, de onde continuava a comandar o tráfico no bairro da Capital cearense.

Francisco Adriano de Sousa, 34 anos, foi identificado na última quinta-feira, 30 de maio. "Sibite", como era conhecido, estava escondido na residência do sogro, na Vila Industrial em Nova Lima, Belo Horizonte. Segundo Pedro Viana, diretor da DCTD, ele continuava a comandar o tráfico de drogas no bairro Cais do Porto há quatro meses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com Francisco Adriano, foram apreendidos dois cartões bancários e um documento de identidade falso, que levava o nome de um suposto primo da mulher dele. Conforme informou a PCCE, a documentação teria sido feita no Ceará. Um inquérito será aberto para apurar a origem da falsificação.

"Sibite" responde a 11 procedimentos policiais por tráfico e associação para o tráfico de drogas, tortura, homicídios, roubo e porte ilegal de arma. Ele também é investigado por diversos crimes ocorridos na comunidade do Serviluz e por suposta participação nos ataques a prédios públicos e policiais, ocorridos em janeiro de 2019. A atuação dele estaria condicionada a área do Serviluz e Cais do Porto.

Preso em 2014 com 18 quilos de cocaína, durante uma operação da Polícia Federal, Francisco Adriano era considerado foragido desde dezembro de 2017. Ele obteve o benefício da saída temporária do Sistema Penitenciário no Natal, e não mais retornou; ele teria quebrado a tornozeleira eletrônica. "Sibite" foi reconduzido ao Ceará no último final de semana e deve ser julgado por seus crimes em território cearense.

Por ocupar o topo da hierarquia criminosa na área em que atuava, a transferência de Francisco Adriano está sendo cotada. 

Intitulada Operação Fênix, a ação foi desenvolvida pela DCTD do Ceará, e recebeu apoio do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da delegacia de Nova Lima da Polícia Civil de Minas Gerais.

Com informações do repórter Cláudio Ribeiro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

polícia civil operação Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas investigação tráfico de drogas prisão cais do porto ataques em fortaleza chefe do tráfico de fortaleza preso em minas gerais minas gerais segurança pública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar