"Precisamos eliminar por completo o dinheiro dentro dos ônibus em Fortaleza", diz André Costa
Secretário da Segurança Pública defende que pagamentos sejam feitos exclusivamente por cartões eletrônicosNos três primeiros meses de 2019, foram registradas 62 ocorrências de roubos - o menor índice da série histórica, que começou em 2004. Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, a queda se deve a integração de ações e de estratégias conjuntas com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 24, Costa destacou a implementação do pagamento de passagens exclusivamente por cartões eletrônicos.
“Tirar o dinheiro de dentro dos ônibus é uma ação fundamental para a segurança. A gente vê isso não só em países de primeiro mundo, como de terceiro mundo também”, afirmou o secretário. “Precisamos chegar a 100%, eliminar por completo o dinheiro dentro dos ônibus”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entre as medidas adotadas também estão abordagens em “pontos estratégicos”, foco nas investigações em parceira com a Polícia Civil e revistas com detectores de metal na operação Passageiro Seguro.
Segundo balanço do Sindiônibus, o melhor índice anterior foi registrado em 2011, quando aconteceram 110 roubos no primeiro trimestre do ano. Segundo Dimas Barreira, presidente do Sindicato, cerca de 20% da frota de ônibus de Fortaleza conta exclusivamente com autoatendimento.
Para Barreira, “eliminar o uso do dinheiro diminui a atratividade para assaltos”. “Como 3 entre 4 pessoas fazem uso diariamente desse tipo de transporte, toda ação que for protegendo o transporte coletivo vai aumentar a sensação de segurança como um todo”. completou.
Com informações da repórter Ana Rute Ramires