Entenda por que costuma chover de manhã em Fortaleza

Explicação é de meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre a noite de ontem e a manhã de hoje, a Capital cearense registrou 11,4 milímetros de chuva

09:52 | Abr. 20, 2019

Por: Leonardo Maia
Chuva forte alagou rua no bairro Aerolândia, em Fortaleza, nesta manhã de sábado, 20. (foto: Douglas da Silva via Instagram do O POVO Online)

Durante o período chuvoso, é comum acordar com a companhia de fortes chuvas em Fortaleza. Cerca de 80% das precipitações na Capital acontecem, historicamente, entre o período da noite e da manhã, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre a noite desta sexta-feira, 19, e a manhã de hoje, 20, a Capital cearense registrou 11,4 milímetros de chuva.

A explicação para isso está na influência da brisa terrestre com os ventos alísios, fatores diretamente ligados ao ciclo do sol. De acordo com o meteorologista da Funceme David Ferran, a localização de alguns lugares permite que eles tenham uma maior regularidade durante o período chuvoso.

Ele citou o caso de Belém, capital do Pará e cidade conhecida pela chuva de fim de tarde, assim como cidades a 50 quilômetros do litoral cearense, que também tendem a ter chuvas mais frequentemente no período da tarde.

O especialista ainda comenta o fato de a chuva não permanecer constante durante um longo período em Fortaleza. Passar o dia chovendo é algo raro não só na Capital, mas em toda a região Nordeste do País. Isso acontece devido à natureza das chuvas, em geral, ser do tipo convectiva, caracterizada por ter curta duração, porém alta intensidade.

Outra característica desse tipo de precipitação é a atuação em pequenas áreas, o que justifica a ocorrência de chuva em apenas algumas partes da Cidade.

A Capital registrou nos três primeiros meses do ano mais do dobro do valor esperado para a média histórica de chuvas. Em abril, choveu mais de 60% do esperado para o mês inteiro em apenas seis dias.