Chuva carrega lixo e deixa mancha escura no mar do Mucuripe; veja vídeo

Imagens do avanço da mancha foram registradas durante forte chuva na manhã desta quinta-feira, 21, em Fortaleza

12:11 | Fev. 21, 2019

Por: Kevin Alencar
Nas imagens, é possível ver o momento em que a mancha escura avança no mar (Luciana Otoch/Reprodução) (foto: Luciana Otoch/Reprodução)

Atualizada às 18h12min

Além dos transtornos no trânsito e dos pontos de alagamento, a forte chuva registrada na manhã desta quinta-feira, 21, em Fortaleza trouxe consequências negativas para a orla da capital cearense. Na praia do Mucuripe, na avenida Beira Mar, a água dividiu espaço com o lixo existente na Cidade, que foi carregado pela chuva.

Em imagens registradas pela fotógrafa Luciana Otoch durante a precipitação, é possível ver o momento em que uma mancha escura ganha espaço no mar, no ponto de encontro  com o riacho Maceió, que vem desde o bairro Papicu e termina no Parque Bisão. Luciana enviou o vídeo ao O POVO.

Veja abaixo no vídeo com um time-lapse que comprime 18 minutos da ação da água suja pelo lixo:

O problema não é novo para os moradores do local. É fato recorrente que, quando há chuvas fortes, as águas do riacho Maceió levem o lixo que fica acumulado nas ruas da Cidade até a Beira Mar. Luciana Otoch diz que bastam alguns minutos de chuva forte para que as manchas escuras comecem a aparecer na praia.

“Isso é antigo, problema de muitos e muitos anos. Com 10 ou 15 minutos de chuva forte, a água suja já está entrando no mar”, relata Luciana, que diz já ter visto até colchões e sofás despejados nas águas da Beira Mar, em meio a pedaços de madeira e tipos diversos de lixo.

O resultado, depois que a chuva para e a maré retrocede, é também um acúmulo de lixo na areia. “Esse é o lixo que a Cidade inteira joga”, queixa-se a fotógrafa. “As pessoas jogam lixo na rua, é algo cultural”, resume.

O POVO entrou em contato com a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para comentar o assunto. Por meio de nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou que enviará fiscais ao local para verificar a situação.