Agefis irá fiscalizar local onde mar do Mucuripe foi poluído por lixo levado pela chuva
Agefis também destacou que o grande volume de chuvas que cai na cidade também colabora para a poluição dos recursos hídricos, tendo em vista que os resíduos são carreados pela água da chuva para o marApós a chuva despejar uma grande quantidade de lixo na praia do Mucuripe, na avenida Beira Mar, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou, em nota, que enviará fiscais ao local para verificar a situação.
Em imagens registradas pela fotógrafa Luciana Otoch durante a precipitação, é possível ver o momento em que uma mancha escura ganha espaço no mar, no ponto de encontro com o riacho Maceió, que vem desde o bairro Papicu e termina no Parque Bisão. Luciana enviou o vídeo ao O POVO Online.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Agefis informou que realiza rotineiramente ações de combate à poluição hídrica. Fiscais da agência, em parceria com técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), fazem a verificação dos imóveis que não estão interligados à rede pública de esgoto, bem como os imóveis que lançam efluentes de forma irregular na rede pública de esgoto e/ou nas galerias pluviais e recursos hídricos.
De acordo com o Código de Obras e Posturas (Lei 5.530/81), não interligar o imóvel à rede pública de esgoto gera multa de R$ 86,57 a R$ 12.985,50, que varia de acordo com o nível de poluição gerada e a sua reincidência. A nota também destacou que o grande volume de chuvas que cai na cidade também colabora para a poluição dos recursos hídricos, tendo em vista que os resíduos são carreados pela água da chuva para o mar.
A nota também informa que a Prefeitura de Fortaleza alerta sobre a importância da conscientização da população para que promova a regularização das ligações à rede de esgoto em suas residências e não jogue lixo nas ruas e recursos hídricos.
Denúncia
Os cidadãos podem utilizar o aplicativo Fiscalize Fortaleza (Disponíveis Android e IOS) e o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br para comunicar casos de práticas nocivas ao meio ambiente e ordenamento da cidade. Além disso, é possível acionar a fiscalização municipal por meio do telefone 156.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente