Fortaleza terá frota reduzida de ônibus durante a noite em novo modelo de operação

Este é o nono dia de ataques contra veículos, viaduto, órgãos públicos, agências bancárias e equipamentos de segurança no Estado, que começou na quarta-feira, 2.

17:36 | Jan. 10, 2019

Em nota divulgada à imprensa no fim da tarde desta quinta-feira, 10, a Etufor e o Sindiônibus definiram um novo modelo de operação do sistema de transporte coletivo para o turno da noite. Este é o nono dia de ataques contra veículos, viaduto, órgãos públicos, agências bancárias e equipamentos de segurança no Estado, que começou na quarta-feira, 2.

 

"A partir de 20 horas, como a demanda já é muito reduzida, especialmente no período de férias, o sistema irá operar com um número menor de veículos, todos com policiais embarcados, mas levando para os terminais", disse a nota.

 

[SAIBAMAIS]

 

Neste horário, o fluxo de ônibus será menor. Vai ser o momento em que começará a “Operação embarcada”, em que parte dos veículos que trafegam entre terminais rodarão com policiais a bordo.

  

Já o sistema alimentador (bairro-terminal) funcionará exclusivamente com policiais embarcados nos coletivos, bem como o sistema troncal nas linhas dos principais corredores.

  

O funcionamento das vans será encerrado às 21 horas, que é quando 161 passarão a trafegar  em regime semelhante ao dos “corujões”.

  

SCSP destaca que transporte pública está operando normalmente, porém, serviço precisa adaptar-se a todo momento, visando priorizar a segurança. Toda a circulação depende da demanda e da ação articulada com as forças de segurança que estão no Ceará.

  

Confira nota na íntegra:

Com o objetivo de ajustar oferta e demanda no sistema de transporte coletivo de Fortaleza enquanto durar o atual quadro de excepcionalidade, os ônibus urbanos da Capital circularão obedecendo uma nova lógica de operação.

Para garantir uma rede funcional e que atenda minimamente as necessidades da população, o sistema terá uma nova lógica de operação no horário noturno.

A partir de 20 horas, como a demanda já é muito reduzida, especialmente no período de férias, o sistema irá operar com um número menor de veículos, todos com policiais embarcados, mas levando para os terminais.

Também a partir das 20 horas, começa a operação embarcada, com policiais a bordo, em parte do sistema complementar que opera especialmente entre terminais.

Já o sistema alimentador (bairro-terminal) vai operar exclusivamente com a frota de ônibus com policiais embarcados, assim como o sistema troncal nas linhas dos principais corredores.

Às 21h horas, o sistema de vans fica encerrado, ficando somente os ônibus guardados.

Após as 21 horas, terá uma frota de 161 ônibus circulando, em regime semelhante ao do Corujão.

Vale destacar que o transporte público está operando normalmente, porém, precisa se adaptar a todo momento visando priorizar a segurança, levando em consideração a demanda e a ação articulada com as forças de segurança.

[VIDEO1]