Participamos do

Ministério Público do Estado do Ceará lança mais uma campanha de prevenção do suicídio

A campanha do projeto "Vidas Preservadas" segue até o Natal, dia 25, com o intuito de valorizar a vida neste período de festas de fim de ano
13:45 | Dez. 15, 2018
Autor Erika Chagas
Foto do autor
Erika Chagas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O Ministério Público do Ceará (MPCE) deu início nessa sexta-feira 14, a mais uma campanha do projeto Vidas Preservadas, intitulada "A Vida é um Presente", segue até o próximo dia 25, com o intuito de valorizar a vida e conscientizar sobre o suicídio neste período de festas de fim de ano.

A escolha da época para colocar em prática a campanha, se deve a estudos e pesquisas em diversos países que registram o aumento do número de suicídios no período pré-natalino. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio 24 horas por dia, o número de ligações recebidas costuma aumentar em média 15% no mês de dezembro.

 

“O nome da campanha foi escolhido justamente pelo Natal ser uma época de muitos presentes. Mas sabemos que esta pode ser uma época difícil para muitas pessoas, então nosso intuito é de que estes presentes sejam bons, com sentimentos sinceros”, explica o promotor de Justiça e coordenador da campanha, Hugo Mendonça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

[FOTO2] A campanha utiliza as redes sociais, como o Instagram e Facebook, para compartilhar diariamente, até o dia no Natal, frases que indicam algum “presente”, como o sorriso, a amizade e a companhia de alguém. Os seguidores participam da campanha marcando outras pessoas relacionadas àquela mensagem do dia em seu feed. Já na função stories do Instagram será publicado diariamente um template, que o seguidor deve dar print e postar em seu próprio story, marcando os contatos relacionados às frases do dia.

De acordo com Hugo, há duas finalidades muito claras na campanha “A Vida é um Presente”. “A primeira é fazer com que a sociedade fale da maneira correta sobre suicídio, para que haja uma prevenção. A segunda é fazer com que este público seja fortalecido e que entenda que não estão sozinhos”, explica o coordenador.

Após finalizar a campanha atual, o projeto Vida Preservadas retorna a partir de 31 janeiro com diversas capacitações e oficinas. Em 2018 o projeto percorreu 48 municípios do Estado e em 2019 pretende percorrer mais 60, totalizando pelo menos 100 municípios até o fim do próximo ano.

A campanha "A Vida é um Presente" foi Idealizada pelo Centro de Apoio da Infância e Juventude (Caopij), pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Acidente do Trabalho, Defesa da Cidadania, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde Pública ( Caocidadania)  e por entidades parceiras, dentre elas, a Rede Cuca.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente