Prefeitura de Fortaleza apresenta projeto de requalificação da Avenida Beira Mar
Início da obra está previsto para agosto
11:59 | Jun. 16, 2018
[FOTO1]
A Prefeitura de Fortaleza deve iniciar, no próximo mês de agosto, as obras da nova Avenida Beira Mar que prometem transformar aquela área da cidade num espaço mais democrático e acessível para todos. O conjunto de intervenções prevê uma série de melhorias urbanísticas ao longo da via, com a construção de um novo calçadão, além da ampliação da faixa de areia entre as Praias de Iracema e o bairro Meireles.
O pacote de obras de requalificação da Avenida Beira Mar realizará a urbanização completa do trecho entre a Av. Rui Barbosa e a Rua Tereza Hinko, dando continuidade às obras de requalificação já realizadas desde o novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até o calçadão na Estátua de Iracema, às margens do Riacho Maceió.
Segundo a Prefeitura, as obras de requalificação da Avenida Beira Mar comporão um total de 211.515,57 m2 de área construída, que inclui a construção de um novo calçadão com três pavilhões multiusos, dotados de 40 quiosques de alimentação e bebidas, todos padronizados e a urbanização dos espigões da rua João Cordeiro e das Avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa.
As obras, que estão orçadas em aproximadamente R$ 120 milhões, vão contar com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Novo calçadão
O calçadão deverá se tornar um pólo de lazer com cerca de 66.704,38 m² de áreas totalmente acessíveis com novos passeios, iluminação, espaços para convivência com caramanchões, academias, banheiros, parque infantil, quadras de vôlei de praia, pista de skate, anfiteatro, pista de hockey, ciclovia, pista de cooper com 2,6 km de extensão, além de um posto da Casa do Turista e prédio administrativo.
Feira de artesanato
A área onde acontece a feirinha de artesanato também passará por melhorias urbanísticas, como novo piso, nova iluminação e zoneamento com padronização dos boxes comerciais, garantindo uma maior organização e disposição dos produtos vendidos, naquele que é considerado hoje o maior mercado de artesanato a céu aberto da Capital. A Prefeitura de Fortaleza assegurou a permanência de todos aqueles que já trabalham na área.
O local onde está instalado a escultura Monumento ao Saneamento, de Sérvulo Esmeraldo, ganhará ainda um lago artificial contornando a obra do artista, que será restaurada. Outras duas esculturas também passarão por melhorias, como o Monumento ao Jangadeiro e a Estátua de Iracema, no Meireles.
Av. Beira Mar
As intervenções na avenida incluem a construção de calçadas acessíveis com rampas, piso tátil e travessias elevadas para pedestres. A via ainda contará com um novo sistema de drenagem, com a construção de bocas de lobo e a substituição do pavimento asfáltico.
Engorda do aterro
O trecho da faixa de praia a ser ampliado corresponde à Avenida Desembargador Moreira, no Meireles, até o espigão da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema, com o aumento de 80 metros da faixa de areia mar adentro.
A obra de engorda será dividida em dois trechos: o primeiro compreendido entre os espigões da Rua João Cordeiro e da Avenida Rui Barbosa, prevê o acréscimo da faixa de praia e o Aterro da Praia de Iracema ficará com uma área total de 71 mil m² de área.
O segundo trecho consiste no aumento da faixa de praia entre a Av. Rui Barbosa e a Av. Desembargador Moreira, criando assim um novo aterro com cerca de 81 mil m² de área, possibilitando a ampliação do calçadão.
Regulamentação de ambulantes
Como forma de garantir o planejamento e o ordenamento territorial, a Secretaria Regional II entregará 1.342 autorizações aos ambulantes que atuam na área. Desta forma, a Prefeitura de Fortaleza estará assegurando a permanência de todos aqueles que já trabalham no local mesmo no período da obra, que não impactará no funcionamento do comércio ambulante. Esta medida auxilia a gestão na formalização de novos negócios e na geração de receita do Município.
O resultado da obra de requalificação da Avenida Beira Mar promete trazer um impacto positivo, aumentando a competitividade da economia local, proporcionando o fortalecimento e a geração de emprego e renda da cidade. A previsão é que haja um aumento significativo no número de turistas, fortalecendo o setor da indústria hoteleira. Atualmente, Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados em todo o Brasil.
O bom relacionamento entre os comerciantes e o governo, de acordo com a Prefeitura, tem facilitado as negociações com relação ao início da obra previsto para o mês de agosto. Após a requalificação, a ideia é que o Executivo também viabilize a qualificação e profissionalização dos permissionários, por meio de cursos e capacitações de empreendedorismo.
Redação O POVO Online