Prefeitura envia proposta para destinar às ciclovias valor integral arrecadado com Zona Azul
Mensagem do prefeito Roberto Cláudio enviada nessa segunda-feira, 9, ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, propõe destinação exclusiva de todo o recurso arrecadado com o Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul para o custeio da Política Cicloviária da Capital, que entre outros pontos inclui a criação e expansão de ciclofaixas e ciclovias. A sugestão será submetida à Câmara Municipal.
[FOTO1]
No documento, é argumentado que a sugestão tem base na Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelecida na Lei Federal de nº 12.587/2012, visto que nesta legislação há a prioridade dos meios de transportes não motorizados e dos serviços de transporte público.
[SAIBAMAIS]
"Sendo a bicicleta um dos modos não motorizados de transporte, evidencia-se a importância de promover o modal cicloviário como um componente prioritário no sistema de mobilidade das cidades", diz a mensagem.
Foram ainda elencados benefícios do uso da bicicleta em comparação a outros meios de transporte. Menor consumo de energia, menos danos ao meio ambiente e menor ocupação de espaço são alguns deles. "Desta forma, considerando a existência de interesse público devidamente justificado, estou certo de que a presente proposição merecerá a melhor acolhida por parte dessa Augusta Casa Legislativa", finaliza.
Ampliação da Zona Azul
Conforme noticiado pelo O POVO Online, em fevereiro deste ano a Prefeitura anunciou ampliação do sistema de estacionamentos Zona Azul para maio. 24 bairros de Fortaleza passarão a dispor do sistema de vagas rotativas.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente