Cobras: 167 jiboias são apreendidas no Ceará em 2017
Na maioria dos casos as cobras aparecem em residências, escolas e repartições. As pessoas procuram o BPMA para resgatá-las
10:18 | Jan. 10, 2018
O balanço do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente, relativo ao controle de animais apreendidos de forma específica, revela que o maior número de bichos encontrados é o de jiboias, com 167 casos.
O segundo maior número de apreensões do BPMA no Ceará é o de iguanas, com 90 casos. A lista também apresenta dois pebas, um porco espinho, quatro préas, 15 salamandras, 15 saguis e três raposas. Também foram registradas 29 apreensões de cágados, um camaleão, 37 cassacos, 10 gambás e seis guaxinins.
De acordo com o tenente-coronel Ricardo Mota, as cobras aparecem em residências, escolas e repartições e as pessoas solicitam que o BPMA vá até os locais para resgatá-las. "A gente orienta o pessoal que não mexa na cobra e nos acione", relata. Conforme o comandante, existe um número pequeno de pessoas que estão criando cobras.
O oficial explica que manter animais da fauna brasileira em casa é crime e que para criar algum animal é preciso adquirir em um criador credenciado pelo Ibama. "O urubu é da fauna brasileira. Criar um urubu, por exemplo, não é permitido", explica.