Participamos do

Aplicativos alertam amigos quando usuárias passam por situação de perigo

Uma série de aplicativos foram lançados para ajudar mulheres a buscarem ajuda em situação de risco. Disponíveis para smartphones ou tablets, um app foi lançado pela Secretaria de Defesa das Mulheres de João Pessoa
16:00 | Jun. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
 [FOTO1]
No momento em que mulheres estão expostas a circunstâncias de risco, a tecnologia pode ser uma aliada. Um aplicativo foi lançado na última terça, o Ela, pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, de João Pessoa, e pode ser usado em todo o País. O dispositivo envia, por meio de um botão na tela, um SMS com pedido de ajuda para até cinco contatos cadastrados pela própria usuária dos smartphones.
 
Para que funcione, não é preciso que o aparelho esteja conectado a uma rede wi-fi ou 3G/4G. No entanto, é necessário que o celular de quem está enviando tenha créditos ou bônus de mensagens da operadora, uma vez que a tecnologia usada para o envio é o SMS. Os contatos cadastrados recebem as mensagens e a localização da pessoa que enviou.
 
Outros aplicativos que auxiliam mulheres expostas a situações de risco estão disponíveis para celulares e tablets com sistemas Android e IOS. Um desses aplicativos é o BackMeUp. O app foi pensado pela marca de absorventes, e por uma agência de publicidade para uma campanha publicitária. Funciona da seguinte forma: quando as mulheres se sentem ameaçadas a fazer determinado trajeto e desejam que uma pessoa acompanhe o caminho à distância, o aplicativo manda uma solicitação para quem ela confia.
 
O amigo recebe uma notificação e pode aceitar ou não o convite. Caso aceite, o percurso é determinado pela pessoa que precisa de ajuda e se ela sair desse trajeto ou tenha sido interrompida, uma notificação de possível perigo será enviada para o amigo.
 
Outro aplicativo que também ajuda em situações de emergência foi batizado de Graber 24X7. Nele, existe o botão do pânico, que dispara um sms ou email para a lista de usuários cadastrados. Os amigos recebem uma mensagem de emergência personalizada. O app também envia, imediatamente, a localização por meio do Google Maps.
 
Os desenvolvedores do aplicativo, que foi lançado durante a Feira Internacional de Segurança, em São Paulo, acreditam que a novidade será útil principalmente para pessoas idosas que moram sozinhas e precisam avisar seus parentes, de forma rápida, quando estiverem em emergência, como problemas de locomoção, quedas, tontura e acidentes domésticos.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente