Participamos do

Tombamento definitivo do prédio do Colégio Cearense pode ser aprovado nesta quarta-feira

Segundo a Secult, o parecer para tombamento também se refere ao aspecto de patrimônio imaterial
22:51 | Fev. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O tombamento definitivo, em nível estadual, do prédio do Colégio Cearense do Sagrado Coração, no Centro de Fortaleza, poderá ser aprovado nesta quarta-feira, 15, em reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (Coepa).

No encontro, a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), estará encarregada de apresentar ao Conselho o parecer para tombamento definitivo da instituição, popularmente conhecida como Colégio Marista. Hoje, no prédio, funciona o Centro Universitário Estácio do Ceará, campus Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Parcerias

De acordo com a Secult, o parecer para tombamento também se refere ao aspecto de patrimônio imaterial, sugerindo, em comum acordo com o Coepa, a elaboração do plano de educação patrimonial, a ser construído em diálogo com o Centro Universitário.

Colégio Cearense

Os anos de 1913 e 1914 são colocados como anos de nascimento para as atividades do Colégio Cearense do Sagrado Coração, fundado pelos padres Missael Gomes, José Quinderé e Climério Chaves.

Três anos depois a administração da escola foi repassada aos Irmãos Maristas, movimento religioso surgido na França em 1817, pelo então padre Marcelino Champagnat e trazido ao Brasil em 1897.

A edificação original composta por uma volumetria em “U”, em dois pavimentos, implantada no centro do lote, valorizava suas perspectivas e possibilitava a apreensão do seu formalismo eclético através dos consequentes recuos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente