Evento encerra série especial "Dia do Livro" no Espaço O POVO de Cultura & Arte
Participaram do debate os professores Inês Cardoso (UFC), Paulo Roberto Andrade (UFC) e Cleudene Aragão (Uece)
20:56 | Abr. 27, 2016
Aconteceu na noite desta quarta-feira, 27, o encerramento da série especial sobre o Dia Mundial do Livro (23 de abril), comemorado nos aniversários de 400 anos de mortes de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, no Espaço O POVO de Cultura & Arte com o “Debate: Shakespeare e Cervantes – os pais do homem moderno”.
Confira a série especial "Dia do Livro"
O evento teve como mediador o jornalista do O POVO Jáder Santana e as participações dos professores Inês Cardoso (Universidade Federal do Ceará), Paulo Roberto Andrade (UFC) e Cleudene Aragão (Universidade Estadual do Ceará), que interagiram com o público presente, composto por professores e alunos de instituições educacionais particulares e públicas. Cerca de 40 pessoas apaixonadas por literatura estavam presentes.
Uma dessas apaixonadas, a professora de português Fátima Nascimento, 43, ressaltou a importância do debate e da literatura. “A leitura é importante para que o jovem se torne cidadão. A educação vai além da sala de aula e a leitura de clássicos de Shakespeare e Cervantes faz isso”.
Confira imagens do encontro V&A sobre Cervantes e Shakespeare.
A docente também elogiou a série especial veiculada de maneira transmídia pelo Grupo de Comunicação O POVO na edição de domingo (OPOVO.dom), 24, até a terça-feira, 26.
Série especial “Dia do Livro”
“O conteúdo da série especial foi construído com a colaboração de leitores, professores, pesquisadores de Shakespeare e Cervantes e de pessoas que lêem literatura em diversas plataformas”, informou Isabel Costa, jornalista do O POVO e autora dos textos do projeto. Jáder Santana também colaborou com o conteúdo do material.
A série especial “Dia do Livro” foi lançada no O POVO.dom, dia 24, e veiculada nas diversas plataformas do Grupo de Comunicação O POVO até a terça-feira, 26.
No 1° dia, 24 de abril, a série levantou à discussão o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, e a relação de William Shakespeare e Miguel de Cervantes como pais do homem moderno.
No 2° dia, 25, o conteúdo mostrou a inspiração dos dois autores para as diversas linguagens e culturas, como televisão, musical, teatro, cinema, dentre outros.
No 3° dia, 26, o professor Ulisses Infante cedeu uma entrevista falando sobre a necessidade de dialogar sobre o texto literário.
Redação O POVO Online