Mensagem sobre fiscalização no trânsito que circula em grupos de WhatsApp é falsa
Comunicado cita aparelho de "última geração" capaz de flagrar condutores sem o cinto de segurança ou que estejam falando ao telefone
16:14 | Jan. 06, 2016
Nos últimos dias uma mensagem a respeito de fiscalização no trânsito se espalhou rapidamente em grupos de WhatsApp. O texto fala em "aparelhos de última geração capazes de identificar condutores usando celulares e sem cinto de segurança", além de multas em atraso. Segundo o "boletim", a fiscalização aconteceria nas avenidas Washington Soares e Carlos Jereissati, além das CEs 040, 060, 065 e 085. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o comunicado repassado é falso.
[SAIBAMAIS2]O Detran informou, por meio da assessoria de comunicação, que o equipamento de fiscalização nas localidades citadas existe, mas é programado apenas para ler a placa e informar se o veículo está licenciado ou não. O sistema também informa se o automóvel for roubado.
Ainda segundo o departamento, o órgão notifica se o licenciamento estiver atrasado, mas o aviso deve ser ignorado se a situação já estiver normalizada.
Leia a mensagem que circula no app e evite cair na mentira:
"A partir de hoje, Avenida Washington Soares do iguatemi ao cambeba, e a Avenida Carlos Jereissati (Aeroporto) começam a ser fiscalizadas por aparelhos de última geração, capazes de identificar condutores usando celulares e sem o cinto de segurança, além de carros com multas em atraso. Esses equipamentos pegam até quem está sentado no banco de trás. Vão ter viaturas esperando os carros atrasados, com motorista sem cinto e ao telefone celular só para multar. Serão informados via rádio e mandar encostar pra entregar a multa ou rebocar nas CE's 040, 060, 065, 085 e avenida do aeroporto. Recebi agora do grupo polícia e amigos".
Redação O POVO Online