Professores da UFC, UFCA e Unilab paralisam atividades nesta quarta
Categoria reivindica contra precarização do trabalho e pede melhores condições de trabalho. Não haverá aula em nenhum curso, segundo ADUFC
11:19 | Mai. 13, 2014
Atualizado às 14:05
Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realizam o Dia de Paralisação nesta quarta-feira, 14. Segundo o O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), não haverá aula em nenhum curso.
A mobilização começa a partir das 9 horas com uma assembleia no auditório da Reitoria, no bairro Benfica. A categoria reivindica melhores condições trabalho, valorização salarial, dentre outros. Segundo Irenisia Torres, secretaria geral da ADUFC, após a assembleia os professores vão participar de um ato no local junto com o Sindicato dos Trabalhadores da UFC (Sintufce), que está em greve.
Além de melhores condições, os professores reivindicam contra a desestruturação da carreira docente, quebra da autonomia universitária (a imposição de critérios de produtividade alheios à instituição e que repercutem na intensificação do trabalho) e expansão universitária, ou seja, o desequilíbrio entre o aumento da demanda de alunos e a contratação de professores. Na ssembleia, também será discutido a mobilização nacional e local da organização sindical.
UFC não comenta decisões da ADUFC
Em contato com o O POVO Online, a assessoria da UFC disse que não comenta as decisões do sindicato dos professores. No que concerne à carreira docente, a universidade ressaltou que foi resultado de um acordo entre o Governo Federal e a representação docente. “As universidades estão em fase de regulamentação dessa lei, cada uma se adequando conforme sua realidade e de acordo com o que prevê a autonomia universitária”, completa.
Também informou que a Comissão tem recebido, avaliado e, dentro dos limites legais, incorporado sugestões encaminhadas por todas as unidades da Universidade. Ainda conforme a assessoria, a versão dessas minutas, incorporadas às sugestões aprovadas, será publicada no portal da UFC.
Serviço:
Portal da Universidade Federal do Ceará (UFC
http://www.ufc.br/
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC)
http://www.adufc.org/