Polícia Federal faz operação na sede do Dnocs
Segundo a PF, objetivo é desarticular organização especializada em desvio de recursos públicos; 20 municípios cearenses são investigados, incluindo Fortaleza

Atualizada às 14h10min
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União estão realizando na manhã desta quinta-feira, 21, a “Operação Cactus” na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em Fortaleza. Segundo informações preliminares, a PF está colhendo computadores e farta documentação relacionada a fraudes em repasses federais para 20 municípios cearenses, contando com Fortaleza.
De acordo com a assessoria de comunicação da PF, a operação tem como objetivo "desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos transferidos pela união a diversos municípios cearenses mediante convênios e contratos de repasses".
Tenha acesso aos nossos colunistas,
grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.
Estão sendo cumpridos 62 mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal do Estado. Participam da operação cerca de 268 policiais federais e 10 auditores da Controladoria-Geral da União. A PF informou que deverá divulgar, às 15 horas, em coletiva, os detalhes dessa ação que também acontece na Região do Cariri.
[FOTO2]
Confira lista dos municípios que receberam repasses federais sob investigação:
Fortaleza, Aiuaba, Apuiarés, Barbalha, Canindé, Catarina, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Mucambo, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro,Tarrafas, Tejuçuoca e Ubajara. Além desses, há outras três cidades fora do Ceará: Aparecida (GO), Brasília e Natal (RN).
Natal
A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Natal, numa ação coordenada pela superintendência da PF do estado do Ceará.
Um dos alvos da "Operação Cactus" foi um imóvel do ex-deputado estadual e ex-diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, no bairro de Petrópolis, em Natal.
Em entrevista, Elias Fernandes explicou que os policiais não falaram o motivo das investigações, mas que pode ter relação com o Dnocs, já que seria seu único vínculo com o Ceará.
[FOTO3]
Além da residência, os policiais também realizaram vistoria em dois carros que se encontravam na casa, um Nissa Tiida e um Corolla.
Sem dar detalhes da operação, os policiais saíram carregando um malote da casa do ex-deputado por volta das 9h35, em duas viaturas da PF.
Redação O POVO Online com informações<br> do Blog do Eliomar e portal Tribuna do Norte