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Ypióca: Projeto Águas é sinônimo de vida nova

Diageo, empresa global que detém a marca Ypióca, amplia o impacto em responsabilidade social e além de água, leva esperança para comunidades rurais cearenses

Os olhos marejados de Magna Carvalho deixam claro que a agente comunitária de saúde conhece bem o valor de receber água tratada em casa todos os dias. Uma das beneficiadas do Projeto Águas, ela relembra as dificuldades vividas com a falta do recurso. “Lembrar desse sofrimento do passado e ver o que a gente tem hoje mexe com o meu emocional. Água é tudo, né? Água é vida”, declara.

Assim como ela, quase 1.200 pessoas testemunharam o poder transformador do recurso graças ao Projeto Águas. A iniciativa, parceria entre a fabricante internacional de bebidas Diageo e o Instituto Sisar, foi criada em 2022 para levar água de qualidade a comunidades rurais no Estado.

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Atualmente, três comunidades são beneficiadas pelo projeto: Manoel Dias e Serra Verde, em Redenção, e Choró Pedra Redonda, em Cascavel. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Sisar, Marcondes Ribeiro, outras localidades já foram escolhidas para dar continuidade ao projeto.

A gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Diageo Brasil, Jorgeana Morais, detalha que a iniciativa gera, diariamente, um volume médio de até 20 litros de água para cada morador beneficiado. “O projeto proporciona o uso racional da água nas comunidades através de educação e tecnologias de tratamento do recurso. Também vemos a movimentação e a geração de renda que a água potável traz”, pontua.

A Diageo, proprietária também de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray, pretende dobrar o volume do líquido gerado até junho de 2024. A proposta faz parte da meta global da empresa de repor, em igual volume, toda a água utiliza- da em suas operações até 2030.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), a iniciativa também favorece o marco legal do saneamento básico (Lei No 14.026), que estabelece que os serviços públicos de saneamento básico deverão garantir água potável a 99% da população brasileira até 31 de dezembro de 2033.

CORRENTEZA DE MUDANÇAS

A água de qualidade promove dignidade, saúde e desenvolvimento econômico onde chega. Trabalhando há 15 anos como agente de saúde na comunidade de Manoel Dias, Magna Carvalho cita como principal benefício do Projeto Águas a diminuição significativa das queixas de verminose, diarreia e outras doenças por parte da população. “Ter água tratada diretamente nas casas é uma riqueza para o bem-estar da população, para a saúde das crianças e dos idosos, principalmente. É um sonho realizado”, relata.

Antes da iniciativa, o sistema de abastecimento de Manoel Dias levava para os moradores água barrenta e imprópria para o consumo. Já na comunidade de Serra Verde, além da má qualidade do recurso, os moradores tinham uma estrutura que necessitava constantemente de reparos e passava dias sem funcionar. Enquanto alguns conseguiam comprar garrafões de água, outros tinham o líquido impróprio ou a falta total dele como única opção.

A partir do projeto, foi construída uma estação de tratamento de água em Manoel Dias, que também abastece as famílias de Serra Verde. A água é captada do Açude Manoel Dias e chega às casas límpida e tratada, todos os dias e a qualquer momento. Também foram instalados painéis solares em Manoel Dias, que diminuíram os custos de energia das bombas de abastecimento do sistema hídrico.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária de Manoel Dias, João Moreno, as casas da comunidade não recebiam água tratada desde 2015. Depois do Projeto Águas, ele descreve que muitas pessoas de outras regiões rurais e de Fortaleza se mudaram para o local, movimentando a região.

Aos 62 anos, João Moreno se sente realizado. “Foi uma renovação ‘pra’ nossa comunidade. ‘Tá’ todo mundo feliz da vida. Esse sistema de abastecimento veio de muita luta. Graças a Deus encontramos esse apoio, porque a gente não tinha mais como andar sozinho”, assegura.

Estudante e moradora de Serra Verde, Gerlania Nogueira, 26, aponta que vários moradores passaram a investir em pequenas plantações e outros projetos de geração de renda. Em Cascavel, o impacto do projeto foi ainda mais profundo. Além das casas já abarcadas pela antiga e insuficiente estrutura em Choró Pedra Redonda, a iniciativa alcançou 30 lares que nunca haviam recebido o recurso tratado nas próprias torneiras. Na nova estação de tratamento, a água é captada do rio Choró.

DEPOIS DO PROJETO ÁGUAS

  • A SAÚDE da população melhorou. Os índices de infecção por doenças vinculadas a questões hídricas e de mortalidade diminuíram;
  • AS MULHERES, tradicionalmente responsáveis pela rotina de buscar água em mananciais e “tratá-la” em casa, puderam utilizar esse tempo para outras atividades, como estudar;
  • A PERMANÊNCIA das pessoas no território aumentou.
Ao invés de trocarem o
local por áreas urbanas, os moradores desses municípios têm recebido parentes que decidiram sair da cidade para continuarem a vida no interior;
  • PEQUENOS COMÉRCIOS, plantações de agricultores e outras possibilidades econômicas começaram a se desenvolver;
  • FOI POSSÍVEL levar água para dentro dos colégios, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento educacional dos alunos;
  • CASAS que nunca haviam recebido água tratada puderam desfrutar do benefício pela primeira vez.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Tradicional marca cearense criada em 1846, a Ypióca mantém firme suas raízes no Ceará e conecta os valores e propósitos de sustentabilidade da multinacional Diageo, que desde 2012, detém a marca. Assim ambas geram impactos positivos para o Estado e boas práticas relacionadas ao ESG.

Em 2020, a Diageo lançou a estratégia Espírito do Progresso, que estabeleceu 25 metas que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) para garantir impactos positivos no mundo até 2030.

A empresa acredita que uma cultura mais inclusiva e diversificada contribui para uma empresa e um mundo melhor e trabalha a igualdade de gênero. 50% dos cargos de liderança atualmente são ocupados por mulheres e 60% em cargos de alta liderança. A Diageo também possui políticas progressistas, como, por exemplo, implementou em julho de 2019 a política de licença familiar que garante seis meses de licença para todos os funcionários com salário integral.

A estratégia também contempla serem signatários do Mover, Movimento Equidade Étnico-Racial, para promover ações de diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo. A empresa tem o compromisso de até 2025 ter 30% de pessoas negras em posições de liderança e 50% até 2030.

Na questão ambiental, a Diageo vem realizando, a partir desse ano, a re- tirada das caixas de alguns produtos. O projeto eliminará o uso de 183 milhões de caixas de papel do portfólio premium de whisky da Diageo no mundo por ano, 60% do total das suas embalagens, economizando 7,5 milhões de toneladas de carbono da atmosfera todos os anos.

Fora isso, a empresa trabalha com o consumo responsável, assim conscientiza o público sobre beber melhor, de forma consciente e responsável. E espera, até 2030, atingir 1 bilhão de pessoas com mensagens de consumo responsável de álcool.

Atualmente, entre os principais programas de conscientização para consumo de bebida alcóolica da companhia está o DRINKiQ, uma plataforma global onde a empresa educa as pessoas sobre moderação e fornece informações e ferramentas para que tomem decisões conscientes sobre sua relação com o álcool.

No Brasil, cerca de 200 mil pessoas já participaram ativamente de atividades na plataforma no último ano. Além dessas iniciativas, a Diageo Brasil é patrocinadora do Na Real. O Na Real é um projeto executado pelo Instituto Aliança que já impactou mais de 750 mil alunos de escolas públicas para o não consumo de álcool antes dos 18 anos, desde a sua implementação em setembro de 2019. (Carol Kossling)

COMPLEXO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL

Com investimento de 
R$ 250 milhões, em 2023, foi inaugurado o novo Complexo Industrial da Ypióca, em Itaitinga (CE), em uma planta pensada desde o início para uma produção sustentável. Marcos Rocha, gerente geral da planta de Ypióca dentro do Complexo, informa que como a nova fábrica foi construída do zero, várias iniciativas já foram pensadas para gerar economia no uso de recursos naturais. “Temos muitas ações como um circuito fechado de água, onde tudo o que eu gero
 eu trato e reuso em algum momento, como água para os sanitários ou para irrigação”, explica.

O complexo conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação
de Tratamento de Água (ETA). Ainda no local, 100% dos equipamentos de movimentação logística são à base de baterias de lítio, substituindo o GLP (gás proveniente de petróleo, que é uma fonte não renovável); 90% do consumo de energia é garantido por mais de 1.800 painéis solares instalados na planta; e vários equipamentos da fábrica, como uma grande lavadora de garrafas, têm capacidade para gerar economia considerável no consumo de água.

FORÇA SOCIAL DA MARCA YPIÓCA

Forte marca para o grupo Diageo, a Ypióca leva com ela os sabores e a cultura do Nordeste e do Ceará. “O que a Ypióca tem de mais valioso é a sua própria história”, destaca a gerente de Marketing da Ypióca, Natali Campos.

“O que buscamos como Diageo é respeitar a essência da marca construída ao longo de quase 180 anos e, ao mesmo tempo, conectar nossas expertises com iniciativas que promovam impactos positivos. Se falamos de consumo da bebida mais tradicional do Brasil, que seja de maneira responsável, orientando e sensibilizando para um consumo com responsabilidade”, informa a executiva.

Natali complementa que a fábrica tem, também, um processo produtivo dos mais sustentáveis do setor, sem o uso de combustíveis fósseis e sem envio de resíduos a aterros sanitários. “Fazemos isso olhando para as comunidades no nosso entorno, apoiando o artesanato, a partir da palha da carnaúba, tanto pela compra de nossas camisas da Reserva Empalhada de cooperativas cearenses, como pelo nosso projeto Tecendo o Futuro, com internas do sistema penitenciário do Ceará”, informa.

A Ypióca quer elevar o que existe de melhor da essência brasileira, dando sempre um toque de alma cearense. “Vibrar e celebrar desde os pequenos até os grandes momentos, com um produto que é de todos nós brasileiros e para todos nós brasileiros”, celebra Natali.

De um lado, existe uma jornada com os consumidores de mostrar que a categoria atende todos os gostos e estilos. E a melhor maneira de fazer isso é elevando as ocasiões mais icônicas da cultura, sem restrições sociais.

Por outro, sendo uma marca tradicional e de grande influência nacional, é preciso atuar ancorados em ações de impacto positivo na sociedade, que inclui ainda o programa Learning for Life, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade tanto para o atendimento como excelência no on trade como para a profissão de bartender.

“Além disso, temos o projeto Águas com foco no Ceará, mais um dos nossos compromissos que fomentamos hoje e que continuaremos fomentando para garantir que nossa cadeia tenha propósito de ponta a ponta”, finaliza.

 

 

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