Conheça as vertentes do empreendedorismo
Empreendedorismo é um conceito multidimensional, composto de três vertentes: comportamental, gerencial e conjuntural. Saiba como elas funcionam e como te ajudam no ato empreender
17:08 | Jan. 11, 2019
Ao falar de empreendedorismo no Brasil, deve-se considerar o seu protagonismo no desenvolvimento econômico e social do país. Em tempos de crise, um dos aspectos mais relevantes é a sua capacidade de geração de empregos. A ênfase maior está nos novos negócios individuais, ou seja, o desenvolvimento de uma atividade empreendedora com objetivos de alcançar as condições materiais necessárias para si próprio e família ou a auto ocupação.
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), produzida pelo Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP) com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no último ano, a taxa total de empreendedorismo foi de 36,4%.
No perfil empreendedor, a pessoa precisa reunir características como proatividade, capacidade de liderança e motivação. Também deve estar preparada para as fases difíceis e crises, sejam externas ou internas, obstáculos inevitáveis durante a trajetória empreendedora.
Além disso, criatividade, senso de responsabilidade, capacidade de assumir riscos, visão de futuro, bom networking e comunicação são imprescindíveis para um empreendedor de sucesso.
Empreendedorismo em três vertentes
Empreendedorismo é um conceito multidimensional, composto de três vertentes. Uma delas é a comportamental, que explica os comportamentos recorrentes dos casos de êxitos. Segundo o professor e especialista em empreendedorismo, Fred Gurgel, que presta consultoria para o Sebrae Ceará, é uma inspiração para os que estão dando os primeiros Empreendedorismo é um conceito multidimensional, composto de três vertentes passos. "A ciência já comprova que há comportamentos que são repetidos em todos os empreendedores de uma forma geral, inclusive independente da cultura", explica.
Outra vertente é a gerencial (ou de gestão), que fala sobre pessoas que têm o comportamento empreendedor, mas não sabem gerir o negócio. O tipo gerencial analisa quais são os procedimentos gerenciais necessários para que consigam alcançar seus objetivos. É uma vertente que busca estudar a gestão propriamente dita.
Por fim, a terceira dimensão é a conjuntural, ou seja, é a que analisa quem tem o comportamento, detém o conhecimento, habilidades e competências necessárias para gerir o negócio, entretanto, não consegue dar boa aplicabilidade a elas.
Ainda de acordo com Fred Gurgel, esta é a base fundamental para qualquer empreendimento de sucesso. "Às vezes, para compreender o empreendedorismo no seu modo mais abrangente, há a necessidade dessa combinação fatorial, que envolve comportamento, gestão e conjuntura atual."
Rede de apoio para empreender cm sucesso
Ter uma rede de apoio é fundamental para o empreendedor de sucesso. Segundo o especialista, ele deve buscar ferramentas de capacitação e apoio em órgãos tradicionais, com vasta atuação no mercado, disponibilidade e com um bom acervo de pesquisas que legitimem os bons resultados.
Já nas universidades, as empresas juniores podem auxiliar na troca de informações. Há, ainda, uma grande variedade de cursos acessíveis, muitos em plataforma online e gratuita.
"Para quem deseja montar seu negócio, eu faço uma pergunta: o que você sabe fazer muito bem feito e acredita que o mercado está pré-disposto a pagar? Não estou falando de trabalhar para alguém, menciono a ideia de montar seu próprio negócio. Se você souber fazer isso, tem a base para seguir no caminho do sucesso", questiona o professor.
* Fred Gurgel é consultor do