O POVO lança caderno especial sobre violência contra a mulher dia 21

Focando no papel do homem no combate a esse problema, publicação levanta o contexto nacional e mundial dessa violência e debate possíveis causas para essa realidade

11:22 | Dez. 13, 2024

Por: O Povo
O exercício dos papéis de gênero em uma sociedade na qual os homens desfrutam de privilégios em relação às mulheres caracteriza a desigualdade de gênero (foto: Freepik)

Desde muito cedo, somos ensinados culturalmente que homens fazem determinadas coisas e possuem determinados gostos, enquanto as mulheres devem praticar e ter preferência por valores e características que são próprias a elas. Inconscientemente, preenchemos, em nossa mente, duas caixinhas de gênero completamente diferentes: uma com azul e outra com rosa; uma com força força e outra com delicadeza; uma com futebol e outra com dança; e outros binômios que certamente você está lembrando ou deve lembrar se parar e refletir.

O exercício dos papéis de gênero em uma sociedade na qual os homens desfrutam de privilégios em relação às mulheres em diversos níveis e esferas de poder caracteriza o que chamamos de desigualdade de gênero. Assim, as práticas sociais estruturadas numa lógica em que o gênero masculino é considerado superior ao gênero feminino apresentam uma relação direta com o fenômeno da violência contra a mulher.

Ao mesmo tempo, o ideal de masculinidade dominante torna invisível a própria humanidade desses homens, pois ele forma uma verdadeira armadura de ferro que esconde as dores, dúvidas, angústias e traumas. Essa humanidade é encarada como fraqueza que precisa ser eliminada para sustentar o homem todo poderoso.

Diante disso, O POVO lança, no dia 21 deste mês, o caderno especial “O papel do homem no enfrentamento à violência contra a mulher”, com o objetivo de levantar debates sobre as causas e consequências desse problema na sociedade. Fique ligado!