Sedentário? Conheça o risco de doenças cardiovasculares na pandemia
Prática moderada, de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, já traz benefícios para a saúde. Confira nossas dicas de como e onde se exercitar!
07:00 | Dez. 16, 2020
O isolamento social necessário para evitar a proliferação do coronavírus impactou de forma significativa a rotina de exercícios físicos dos brasileiros. No País, a atividade física na pandemia caiu 20%, segundo dados da Polar (empresa de aparelhos vestíveis).
"Com a pandemia, as pessoas do grupo de risco, hipertensos e diabéticos, tendem a ficar em casa para não se expor, mas há opção de fazer exercício em casa, de andar sem aglomeração, às vezes até dentro do próprio condomínio", sugere o doutor Pedro Negreiros de Andrade, médico cardiologista da Unimed Fortaleza.
A recomendação para prevenir doenças cardiovasculares é uma atividade física moderada, de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana.
Ao ajudar a controlar o peso, a atividade física reduz o risco de diabetes, de câncer arterial, e melhora a circulação coronariana colateral. "O maior benefício é sobretudo a prevenção de doença coronariana, hipertensão arterial, obesidade e diabetes, mas tem benefício geral. A atividade física para idosos na pandemia ainda reduz risco de osteoporose, diminui depressão, além dos próprios benefícios da atividade física para o sistema cardiovascular", reforça o médico.
Atividade física na pandemia: pratique em casa
Para quem ainda não se sente seguro para ir à academia, os exercícios físicos em casa devem ser adaptados à rotina. No canal da Unimed Fortaleza no Youtube, há vídeos de diversas modalidades para iniciantes: prática de alongamento, exercícios com elástico para emagrecer e fortalecer a musculatura, treinos de membros superiores, coxas e glúteos.
A Unimed Fortaleza ainda disponibiliza 03 planos de treinos gratuitos para você seguir e se exercitar fora da academia:
Baixe aqui! 3 planos de treino para fazer fora da academia!
Evite doenças cardiovasculares
Outra maneira de evitar doenças cardiovasculares é controlar o colesterol, manter uma alimentação variada, rica em frutas e verduras. O doutor Pedro Negreiros explica que, no caso de quem tem doença cardiovascular, é importante consultar um cardiologista antes de iniciar uma atividade física na pandemia.
"Atividade física moderada é recomendada para todos. Mas se a pessoa tem doença cardíaca estabelecida, a atividade física vigorosa deve ser feita com algum cuidado e sob supervisão. Uma consulta prévia a um cardiologista é sempre recomendável. É um grupo de pacientes para os quais a atividade física não pode ser liberada sem consulta", completa. Por isso, é importante sempre respeitar os limites do seu corpo ao iniciar uma nova prática.
Agora você já sabe a importância de se manter ativo, especialmente no momento atual! A atividade física na pandemia contribui para o seu bem-estar mental, promovendo sensações de prazer e relaxamento.
Visite agora o canal da Unimed Fortaleza no Youtube e confira diversas dicas de saúde!