A importância da conscientização sobre a prevenção e promoção da saúde neste mês do Outubro Rosa
Com a pandemia muitas mulheres, por conta do isolamento social, suspenderam seus exames de rotina, entre eles: os que detectam o câncer de mama. Um fato preocupante que serve de alerta para que todas entendam a importância do autocuidado com o foco no acompanhamento constante da saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres – excluindo os tumores de pele não melanoma –, com a estimativa de cerca de 2 milhões de casos novos em 2020, ou seja, 24,5% dos diagnósticos de câncer entre elas. É a primeira causa de morte por câncer na população feminina e o intervalo entre os exames de rastreio e diagnóstico não deve extrapolar o prazo máximo de dois anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pesquisas apontam que mulheres com idade elegível para a realização de mamografia deixaram de fazer exames de rastreio ou para o diagnóstico de câncer de mama, no último ano, por conta da pandemia. A mamografia é um exame importante que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a probabilidade de cura em 95%. Ou seja, muitas brasileiras podem não estar com este rastreio em dia, o que sinaliza a importância de conscientizá-las para esta atual situação.
O autoexame se faz necessário, já que toda mulher deve conhecer o seu corpo (a sua mama), mas o acompanhamento médico é imprescindível, uma vez que somente o autoexame normalmente não exclui a possibilidade da existência de um câncer. Então é essencial priorizar esse cuidado em busca mais bem-estar e qualidade de vida.
Diante desta realidade a Unimed Ceará, que atua na área de saúde suplementar como operadora de planos de saúde, realiza neste mês de outubro uma campanha facilitando a realização da mamografias para suas clientes, que estejam dentro das indicações segundo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Mastologia. A ação acontece através da disponibilização da guia de solicitação gerada automaticamente via celular, sem sair de casa. Desta forma, é possível adquirir a requisição para o procedimento sem nenhuma burocracia.
Além disso, médicos de família que fazem parte da equipe de Atenção Integral à Saúde estão disponíveis para as clientes que desejam realizar teleconsultas para cuidados em geral, bem como tirar dúvidas em relação aos exames sem nenhum custo a mais no valor do plano. Tudo para que este público possa ter a assistência necessária, com a orientação correta na condução de possíveis diagnósticos.