Unimed Ceará utiliza telessaúde para atender pacientes de forma segura

Durante a pandemia, técnica de consultas à distância se tornou tendência nacional

06:00 | Jun. 18, 2021

Por: O Povo
Unimed Ceará, além da constante busca pelo olho no olho para humanizar o ambiente virtual, tenta fazer com que o paciente desenvolva habilidades de percepções de autoconhecimento do seu corpo. (Foto JEAN RIBEIRO/ Divulgação) (foto: JEAN RIBEIRO)

Com a chegada da pandemia de Covid-19, o isolamento social foi a regra número um a ser seguida para conter a doença. Nesse contexto, todos os setores da sociedade precisaram se reformular para funcionarem na nova realidade. Dentre várias soluções, uma delas foi a tecnologia de telessaúde. O método, que viabiliza o atendimento de profissionais da saúde à distância, com solicitação de exames, avaliações e encaminhamentos necessários por meio de recursos digitais, consegue salvar vidas ao evitar saídas desnecessárias.

Dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) mostram que, de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, foram feitas 2,6 milhões de consultas à distância no País. Desse total, mais de 60% foram para atender urgências, e mais de 80% dos pacientes tiveram seu caso resolvido de forma remota.

Foi pensando no impacto dessa ferramenta que, em agosto de 2020, a Unimed Ceará iniciou um projeto piloto de telessaúde para uma empresa cliente, por meio de uma equipe multidisciplinar da Atenção Integral à Saúde (AIS Virtual). Foram realizadas teleconsultas por meio de uma plataforma de atendimento remoto que possibilita que o paciente escolha o médico e agende o horário mais conveniente, sendo possível anexar exames e outros arquivos necessários.

Frente ao impacto positivo da iniciativa e com o início da segunda onda da pandemia no Estado, em fevereiro deste ano, a Unimed Ceará aumentou a atuação da iniciativa para todos os clientes. Desde o início das atividades, já foram registrados quase quatro mil atendimentos. Além disso, 80% dos atendimentos estavam relacionados aos sintomas de infecção por coronavírus. Em grande parte dos casos em que foram observados os sintomas gripais iniciais da doença, foi possível fazer todo o acompanhamento de forma remota, tomando as providências necessárias até a total recuperação do paciente.

Mesmo após a realização da consulta, o paciente segue sendo acompanhado pela enfermagem – a depender do estágio da doença – para verificar a evolução do quadro. O objetivo é estar atento para caso seja necessário um encaminhamento para um atendimento de emergência presencial ou um novo agendamento por teleconsulta com o médico.

Foi assim com a paciente Dayse Azevedo, que testou positivo para Covid-19 este ano, mas, felizmente, apenas apresentou sintomas leves da doença. Emocionada, Dayse conta que até hoje a equipe médica está em suas orações. "O mais importante para mim nesse processo foi saber que, a partir do primeiro contato, eu não estava mais sozinha", lembra.

Humanização da telemedicina

Outra prioridade da Unimed Ceará, além da constante busca pelo “olho no olho” para humanizar o ambiente virtual, é fazer com que o paciente desenvolva habilidades de percepções de autoconhecimento do seu corpo, de modo que saiba identificar com antecedência quando algo não está bem. Assim, o próprio paciente se torna um aliado no cuidado com a saúde.

O objetivo da empresa é utilizar o método para construir entre os clientes uma cultura de cuidado integral, mostrando a importância de não procurar atendimento somente em momentos mais críticos. Esse acompanhamento se mostra ainda mais fundamental durante a pandemia, já que muitas pessoas deixaram de lado os exames de rotina e outras medidas de prevenção de doenças devido ao isolamento social, ressalta o Dr. Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará. “A ideia é transformar essa ferramenta em um canal que seja utilizado para cuidar das pessoas, já que essa é a nossa essência”, pontua.

Serviço

Site para agendamento: www.unimedceara.com.br

Mais informações pelo telefone: (85) 3031.9720

*A teleconsulta é um serviço exclusivo para clientes da operadora