Mercado procura profissionais especialistas em práticas ESG

Com a necessidade das empresas de desenvolver programas de sustentabilidade, governança, responsabilidade social e ambiental, MBA da Trevisan Escola de Negócios é oportunidade para quem já é do setor e quer se atualizar, e para aqueles que desejam entrar no segmento

06:00 | Set. 10, 2024

Por: O Povo
O MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios é o primeiro nessa categoria a ser oferecido ao mercado. Na imagem, Maratona ESG, realizada em agosto, durante as comemorações pelos 25 anos da Trevisan, em São Paulo (foto: Divulgação)

Do inglês Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), a sigla ESG já guia as decisões de empresas no mundo inteiro. O termo se refere às principais práticas que devem ser adotadas para garantir a longevidade de um negócio, temática que cresce no Brasil.

Segundo o estudo “Panorama ESG 2024”, desenvolvido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), 71% dos empreendimentos representados pelos 687 líderes empresariais brasileiros entrevistados na pesquisa adotam práticas sustentáveis. O número mostra um aumento de 24% em relação a 2023.

O crescimento da tendência não é em vão. Ainda segundo o Panorama, alguns dos principais benefícios da adoção de práticas ESG para as empresas são: ter um impacto mais positivo em questões ambientais e sociais, consolidar a reputação no mercado e fortalecer a relação com investidores e demais grupos de interesse.

Frente a esses dados, o estudo reconhece as práticas ESG como “elementos essenciais para o posicionamento competitivo no mercado”, indicando a “necessidade de desenvolver lideranças capacitadas e implementar políticas de governança transparente”.

Visão semelhante é compartilhada pela coordenadora do MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios, Adriana Vieira. A especialista garante que o assunto não é “moda”, mas algo obrigatório, que deve estar incorporado nas operações das empresas, principalmente devido às consequências das mudanças climáticas.

“As empresas estão sendo cobradas em relação a práticas ESG. Além da questão ambiental, cada vez mais os bancos, por exemplo, estão analisando se a companhia está atenta a essas questões porque mostra uma preocupação com a perenidade da empresa, e isso passa mais segurança para quem está investindo. Além disso, ajuda a atrair e reter talentos profissionais que valorizam esse tipo de ação”.

Mercado de trabalho aquecido

Assim como aponta o Panorama ESG 2024, o crescimento da adoção de práticas ESG indica, também, o aumento da demanda por profissionais da área. A lógica é apoiada pela análise da Bloomberg Intelligence, que apresenta a possibilidade do mercado ESG ultrapassar US$ 40 trilhões até 2030.

“Há bastante espaço e procura por especialistas qualificados, e a tendência é que tenha cada vez mais. Por isso, vejo um futuro promissor para quem escolher trabalhar com ESG, porque é algo que está se tornando indispensável para todas as empresas, de todos os portes”, reflete Adriana.

Para Adriana, além da procura por novos profissionais especializados na temática, há também uma movimentação de pessoas que já atuam em um negócio e desejam se capacitar na área, uma vez que as empresas têm criado comitês próprios para tratar do assunto.

“É muito importante que a pessoa, além de entender o máximo de ESG, também se especialize em um assunto, seja governança, social ou ambiental”, aconselha. Outra atribuição relevante do profissional que quer atuar nesta área é utilizar inovação e eficiência na resolução de problemas.

MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios

Em um mercado de trabalho aquecido, ter uma capacitação de qualidade é um diferencial. Nesse sentido, o MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios, o primeiro nessa categoria a ser oferecido ao mercado, foi desenvolvido para atender à crescente demanda por líderes empresariais com conhecimento avançado em Sustentabilidade, Análise de Risco ESG, Governança Corporativa, Impact Investing e Responsabilidade Social e Ambiental. Atualmente na 10ª turma, já são mais de 1.000 profissionais formados.

O MBA tem duração de 15 meses e carga horária de 444 horas divididas em aulas semanais online, ao vivo, sempre às terças e quintas. Ao mesmo tempo que promove ao aluno a praticidade de ter acesso ao conteúdo do conforto de casa, a modalidade mantém a interação valiosa entre os participantes e professores do curso.

A capacitação é voltada a graduados em áreas como Administração, Direito e Contabilidade, bem como profissionais de liderança de outras áreas que desejam adquirir uma visão abrangente dos negócios sustentáveis e impactar positivamente suas organizações.

O programa do curso é dividido em quatro módulos: um geral, um específico para cada letra da sigla e um sobre riscos, relatórios e marcos regulatórios de sustentabilidade. Além disso, estão disponíveis cursos de extensão para que os participantes possam se aprofundar no tema e encontrar o caminho com o qual mais se identificam.

“Nossa grade possibilita que o aluno tenha a visão macro do todo, ao mesmo tempo que se torna mais especialista em um determinado módulo. O diferencial é que, no final de cada etapa, temos a Maratona ESG, na qual trazemos profissionais do mercado para falar com os nossos alunos, apresentar cases importantes e explicar como é a prática no dia a dia em qualquer uma dessas três letras”, destaca Adriana.

Além dos MBAs, a instituição possui uma abordagem completa em ESG, que inclui cursos de curta duração, eventos online com renomados profissionais, videocasts e outros conteúdos sobre tendências, regulamentação e cases, que são disponibilizados nos canais da instituição. Como a Trevisan Escola de Negócios é 100% digital, possibilita a profissionais de todo o Brasil ter acesso a conteúdos de qualidade e com professores atuantes no mercado.

Confira o que a Trevisan traz para você:

- Acesso a uma ampla rede de profissionais e líderes do setor e oportunidades de networking;
- Plataforma online interativa para aprender no próprio ritmo, de onde quiser e equilibrar vida profissional e acadêmica;
- Aprendizado prático para desenvolver estratégias inovadoras;
- Acesso ilimitado e gratuito ao Programa de Competências para a Empregabilidade da Fundação Wadhwani, projetado para preparar os estudantes para o mercado de trabalho e com a ferramenta “Preparador para Entrevista”, simulador que permite praticar entrevistas e identificar pontos de melhoria;
- Tópicos essenciais, desde a compreensão das regulamentações ESG até a análise de riscos para decisões estratégicas e a criação de soluções inovadoras;
- Indicadores de sustentabilidade, governança corporativa e economia circular;
- Metodologia da tríade: (I) conhecer os marcos regulatórios para construção de KPIs mínimos; (II) contingenciar e construir matriz de risco; (III) mitigação e melhorias com inovação.

SERVIÇO
Trevisan Escola de Negócios
Site: trevisan.edu.br
Youtube: youtube.com/user/trevisanfaculdade
Informações: contato@trevisan.edu.br