Saiba como organizar as despesas de início de ano
É preciso dedicar tempo ao planejamento financeiro de todo o ano. Confira as dicas!
07:00 | Fev. 03, 2021
O início de ano é marcado por gastos extras no orçamento familiar, como transporte e moradia, por exemplo. Para quem tem filhos, então, as despesas podem dobrar, afinal, é período de matrícula e compra de material escolar. Muitas famílias também aproveitam para investir ou renovar as atividades extracurriculares dos filhos, como as relacionadas à prática de esportes e a um segundo idioma.
Segundo Marcos Aragão, Diretor Executivo da Sicredi Ceará, para dar conta dos excessos comuns a este período, é preciso dedicar tempo ao planejamento financeiro de todo o ano. “Sabemos que início de ano traz dívidas extras, porém, elas costumam se repetir para a maioria da população. Para que as famílias consigam arcar com os compromissos precisam investir em organização e, com isso, em reserva financeira”.
Planilhas, aplicativos e o antigo caderninho são algumas ferramentas que podem contribuir para o processo de organização das finanças. "É importante que tudo o que a pessoa ganhe e gaste esteja na ponta do lápis. Assim, vai compreender o cenário em que se encontra, se preparar para imprevistos e estar mais atenta a novas possibilidades de investimentos”, explica o diretor.
Marcos ainda traz dicas para que investir seja realmente uma opção. “Além de saber exatamente quanto você ganha e gasta, inclusive os mínimos consumos diários, anote todas as despesas e estabeleça metas de investimentos. Não precisa começar do topo, o importante é cumprir o que foi estabelecido: por exemplo, 10% da sua renda fixa mensal. Caso você não tenha nenhuma experiência na área, o ideal é buscar um profissional, que possa ajudá-lo a entender exatamente o seu propósito. Deixe também suas metas anotadas com prazos a serem cumpridos, pois eles irão motivá-lo na organização. Siga no seu propósito, mesmo sabendo que imprevistos acontecem. O equilíbrio vem de uma vida financeira saudável”, conclui o diretor.
Instituições financeiras cooperativas como a Sicredi Ceará podem ser uma importante aliada das pessoas que querem e precisam se organizar financeiramente. “Nós somos comprometidos em proporcionar uma vida mais próspera para nossos associados por meio de soluções financeiras adequadas às necessidades deles. Inclusive, oferecemos consultoria e cursos para que todos que façam parte da nossa instituição possam ter finanças mais positivas e, por consequência, dias mais prósperos”, conclui Marcos Aragão.
Para contribuir na construção de contas e despesas mais equilibradas, a Sicredi Ceará disponibiliza no link planilha financeira e oferece, em suas redes sociais (@sicrediceara) e site (www.sicredi.com.br/coop/cearacentronorte/), sugestões de como se organizar, materiais informativos e outras ferramentas gratuitas.