Educação financeira para crianças é foco de campanha educativa da Sicredi Ceará
Com dicas em vídeos e posts de linguagem lúdica e elementos gráficos, a ideia é que os pequenos aprendam o quanto é importante lidar com a economia e entendam a relevância do assunto desde logo cedoEm tempos de pandemia do novo coronavírus, difundir conhecimento sobre finanças ajuda empreendedores e a sociedade em geral a cuidar melhor de sua saúde financeira, especialmente quando a economia enfrenta novos desafios a cada dia. Com esse objetivo, a Sicredi Ceará acrescenta mais uma etapa à sua campanha “Quem coopera, educa” nas redes sociais, dessa vez com foco no público infantil. A ideia é que os pequenos aprendam o quanto é importante lidar com a economia e entendam a relevância do assunto desde logo cedo.
Com vídeos e posts trazendo dicas, todos com linguagem lúdica e elementos gráficos de temática leve, a campanha está no perfil da cooperativa de crédito (@sicrediceara), incentivando os pais a apresentar a seus filhos ideias como gerenciamento financeiro, com a concessão de mesada, uso do cofrinho, para demonstrar como economizar, e consumo sustentável. Um hotsite (https://www.sicredi.com.br/sites/educacaofinanceira/para-criancas) com jogos e outras atividades também foi disponibilizado pela Sicredi Ceará como apoio, para ser explorado em conjunto com as crianças.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para Marcos Aragão, diretor executivo da Sicredi Ceará, “o principal foco da campanha é formar, por meio de conteúdo e dados relevantes, pessoas responsáveis financeiramente, bons poupadores e investidores. Com isso, é possível alcançar uma vida financeira saudável e ter independência, com controle de gastos e consciência dos próprios ganhos e receitas”.
Ações anteriores
Em outras fases, a campanha teve destaque para pessoa física e empreendedores, oferecendo materiais como checklist voltado para receitas e despesas, planilha de gastos, infográfico com informações sobre alternativas oferecidas pelas instituições financeiras para auxiliar na manutenção dos negócios, e newsletter, com divulgação também nas redes sociais da cooperativa. A ação foi criada para auxiliar as pessoas a lidarem com a crise relacionada à pandemia. A fase voltada para crianças encerra a campanha, atingindo diferentes perfis com distintas necessidades na hora de cuidar das finanças, sejam pessoais ou empresariais.
Em tempo
Além de oferecer direcionamento financeiro em campanhas como esta, a Sicredi disponibilizou para seus associados o “Sicredi Conecta”, aplicativo que funciona como uma rede de divulgação de produtos e serviços entre os cooperados.
O público em geral também pode acompanhar os desdobramentos do atual cenário por intermédio do “Análise do Dia – um Podcast do Sicredi”. As gravações são conduzidas pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos, e abordam diariamente os reflexos da crise gerada pelo coronavírus na taxa cambial e no mercado financeiro, além das medidas tomadas para minimizar impactos. Os podcasts são divulgados à noite, de segunda a sexta-feira, no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/economia) e também nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.