Você sabe o que é cidadania financeira?
Estar consciente de todas as pontas do percurso de consumo é um caminho para uma vida leve e emocionalmente saudável. Confira especial sobre o temaAinda pouco discutida, a cidadania financeira se mostrou mais necessária diante da recessão devido à Covid-19. Mas o que significa e de que forma ela impacta a sociedade? O conceito pode ser sintetizado como o exercício dos direitos e deveres que permite ao cidadão o gerenciamento dos seus recursos econômicos, conforme definição do Banco Central (BC).
Fatores que viabilizam a autonomia, liberdade e segurança durante todo o percurso de consumo, além de ser um mecanismo de combate à corrupção. Começa pela decisão cautelosa da compra ou contratação de financiamentos e serviços, passa pela checagem das condições legais, custos da negociação e o mapeamento dos débitos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para explorar mais o assunto e contribuir com a sua educação financeira, e assim, minimizar o endividamento acima da sua capacidade financeira, você deve ler a primeira edição do caderno Saúde Financeira, que circula nesta terça 25. E assistir ao webdoc que já está no ar.
A publicação faz parte da série da Fundação Demócrito Rocha com conteúdos e produtos em diferentes plataformas sobre saúde financeira. A ideia é apresentar possíveis caminhos para a sociedade despertar sobre os processos que perpassam a rotina econômica e assim exercer plenamente sua cidadania financeira.
No primeiro caderno da série, apontamos os direitos e deveres dos consumidores, uma vez que para obter êxito no planejamento financeiro pessoal é necessário desenvolver uma consciência crítica no sentido de evitar práticas abusivas de empresas e instituições financeiras.
Exercer a cidadania financeira é libertador para sua saúde financeira.
Acompanhe mais sobre Saúde Financeira no canal especial: