A importância do afeto no desenvolvimento infantil saudável
Indiferença e violência durante a primeira infância deixam marcas negativas para o resto da vida da criança. Saiba como evitarA primeira infância, período entre zero e seis anos, é o principal momento do desenvolvimento infantil. De acordo com o Ministério da Cidadania, estudos indicam que essa faixa etária corresponde ao período de maiores possibilidades para a formação de competências humanas. Com impactos profundos no futuro do indivíduo, a primeira infância adequada requer que os adultos esqueçam práticas nocivas naturalizadas e entendam verdadeiramente as necessidades infantis.
Quando a criança passa por várias situações que causam níveis de insegurança muito altos, de forma direta ou indireta, esse cenário é chamado de estresse tóxico. Alguns exemplos mais extremos envolvem contextos de abuso sexual, dependência química e agressão física e verbal. Mas não são apenas essas realidades que podem ser prejudiciais para uma criança. Mesmo as famosas "palmadinhas" aplicadas como castigo devem ser evitadas.
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"Estudos que analisam o cérebro da criança perceberam que isso é, às vezes, até irreversível. Demanda muito tempo, energia e recurso para fazer com que esse jovem volte a ter autoconfiança", destaca a professora e Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Márcia Machado. Para a profissional, os limites na educação infantil são essenciais e devem ser estabelecidos por meio da conversa, e não da violência.
Assim, o primeiro passo para evitar o cenário de estresse envolve estímulos de voz ainda durante a gravidez e o ato de dar colo para o bebê. Outro ponto destacado por Márcia é o perigo de terceirizar a educação da criança para a escola. Segundo a professora, o envolvimento da família é necessário, uma vez que as crianças costumam copiar os comportamentos vistos em casa.
Vínculo familiar deve começar na primeira infância
Para o presidente do Instituto Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota, o vínculo entre um indivíduo e sua família deve ser o primeiro fator garantido para que haja um desenvolvimento adequado. Esse incentivo é responsável por estímulos cerebrais essenciais para a criança, representando segurança, apoio e afeto.
“Um adulto que tem vínculo com a criança cuida em todas as aspectos. Quando a criança vive em estado violência ou indiferença, sem toque e afeto, é o que nós chamamos de estresse tóxico. No estresse tóxico, ela não recebe estímulo e, se receber, dificilmente vai aproveitar”, destaca.
Sulivan também pontua a importância de escutar a opinião da criança e valorizar suas atitudes, como meio de elevar a autoestima e sedimentar o desenvolvimento na construção da segurança. O especialista alerta, ainda, sobre a dificuldade de quebrar o ciclo de atitudes nocivas, já que, muitas vezes, os adultos responsáveis pela criança estão apenas reproduzindo as próprias vivências. "A gente tem que conversar com esse adulto para que ele aprenda a conversar com a criança", indica.
Como identificar problemas no desenvolvimento infantil
A partir do acúmulo de atitudes diversas, os sinais negativos começam a comprometer o comportamento das crianças. Atitudes que merecem atenção envolvem características como a criança estar calada demais, não questionar nada, bater, morder ou gritar com outras pessoas com muita frequência, além de mudanças bruscas de personalidade (de extrovertida para uma mais introvertida, por exemplo).
SERVIÇO
Primeira Infância em Pauta
O projeto “Primeira Infância em Pauta: desafios e oportunidades para o desenvolvimento saudável pós-pandemia” tem como foco a produção e veiculação de conteúdos de fácil assimilação sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde emocional, mental e física de crianças de zero a seis anos de idade, apresentando possíveis caminhos para minimizar os efeitos negativos do prolongado isolamento social vivido nos últimos dois anos.
O principal objetivo do projeto é fomentar o debate qualificado, com participação de especialistas sobre a primeira infância, gestores públicos, educadores e sociedade civil, sobre os caminhos para propiciar o desenvolvimento sadio na primeira infância, já que é nesse período que que os vínculos e conexões afetivas mais importantes são estabelecidos, e o aspecto cognitivo tem seu crescimento mais acelerado.
Confira o calendário e todo o conteúdo do projeto no canal digital.